Entorno do DF aparece no nível menos grave da pandemia pela 1ª vez
Região está em nível de alerta, que é o mais baixo das três classificações adotadas pelo órgão da Saúde. Taxa de contágio reduziu
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A região do Entorno do Distrito Federal reduziu a classificação de gravidade da pandemia da Covid-19, conforme a atualização semanal do mapa da pandemia, feita pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO). Pela primeira vez, os municípios aparecem no nível de alerta, considerado o menos grave.
A região, que chegou a ter a maior taxa de contágio da Covid, no estado, vinha oscilando, até então, entre os níveis superiores de gravidade (calamidade e crítico). Desta vez, a parte correspondente às cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás aparece no mapa com a cor amarela.
O mapa foi criado pela SESGO para fundamentar ações e medidas restritivas nas 18 macrorregiões de saúde, em Goiás. Ele começou a ser feito em fevereiro deste ano, semanas antes do pico da pandemia vivenciado pelo estado, entre os meses de março e abril.
A classificação é atualizada semanalmente e baseada em seis critérios: casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mortalidade por Covid-19, velocidade de contágio, solicitações de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ao Complexo Regulador, taxa de ocupação de leitos estaduais e taxa de ocupação de leitos privados.
A velocidade de contágio apresentou redução na região do Entorno, nas últimas três semanas. O último cálculo, no dia 30/6, chegou a uma taxa de 1,18, ou seja, cada grupo de 100 pessoas com Covid-19 é capaz de contaminar outras 118 pessoas. Uma semana antes, no dia 23/6, a taxa era de 1,43 e, no dia 16/6, era de 1,58.
No estado
De modo geral, Goiás manteve a quantidade de regiões em nível de calamidade registrada uma semana antes. Nove regionais seguem na classificação mais grave da pandemia. São elas: São Patrício I, São Patrício II, Oeste I, Oeste II, Centro Sul, Sudoeste I, Sul, Estrada de Ferro e Entorno Norte.
Sete regiões estão em nível crítico, considerada a classificação intermediária e, além do Entorno do DF, a região de Serra da Mesa também aparece no nível de alerta, com a cor amarela.
Goiás chegou a ter 384 pessoas com Covid-19 na fila por um leito de UTI, em março deste ano. A atualização divulgada nesse sábado (3/7) pela SESGO apontou uma fila composta por 25 pacientes. Dois desses eram do Entorno, mais precisamente de Águas Lindas de Goiás.