metropoles.com

Pedra fundamental da 3ª ponte Brasil-Paraguai é lançada com Bolsonaro

Presidente Bolsonaro participa de cerimônia na cidade de Carmelo Peralta, no Paraguai. Ponte vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro e Mario Abdo
1 de 1 Bolsonaro e Mario Abdo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, nesta segunda-feira (13/12), de cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental para Construção da Terceira Ponte Brasil-Paraguai. A estrutura, que vai ligar as cidades de Porto Murtinho, no Brasil, e Carmelo Peralta, no Paraguai, é considerada a principal obra da Rota Bioceânica, que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico.

A ponte vai integrar por rodovia o comércio, a cultura e o turismo de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

2 imagens
Bolsonaro e Mario Abdo
1 de 2

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 2

Bolsonaro e Mario Abdo

Hugo Barreto/Metrópoles

A pedra fundamental vai ser inaugurada no lado paraguaio da ponte, às margens do Rio Paraguai, em cerimônia que vai contar com a presença de autoridades dos dois países.

O avião do presidente Bolsonaro descerá no aeroporto regional de Bonito, de onde ele se deslocará em helicóptero para o local do ato, que terá duração de uma hora.

Com comprimento de 680 metros, duas pistas de rolagem (12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas), a ponte bioceânica será construída no km 1.000 da Hidrovia do Paraguai, a cerca de quatro quilômetros do centro urbano de Porto Murtinho. A obra custará 89,5 milhões de dólares (quase meio bilhão de reais), com recursos da Itaipu Binacional.

A obra ficará a cargo das empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções, que terão três anos para concluir o empreendimento.

Em novembro, Bolsonaro recebeu Palácio do Planalto o presidente do ParaguaiMario Abdo Benítez, ocasião em que trataram da conclusão de obras nas fronteiras, do combate ao crime organizado e da produção de peixes no reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu (PR), que é administrada pelos dois países.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, de acordo com o o Ministério das Relações Exteriores. Já o Paraguai abriga a segunda maior comunidade brasileira no exterior, estimada em cerca de 330 mil pessoas. Os dois países integram o Mercosul, bloco sul-americano que também é composto por Argentina e Uruguai.

Bolsonaro retorna a Brasília ainda nesta segunda-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?