Pedido de benefício no INSS deverá ser feito por meio digital
A medida serve para diminuir a propagação e o contágio pelo coronavírus. Plantão nas agências será apenas para instrução
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou que os plantões na agências sejam feitos somente para orientar as pessoas sobre o uso das ferramentas digitais.
Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20/03) determina que os pedidos de benefícios, como aposentadorias e auxílio-doença, sejam feitos por meio digital.
“Até 30 de abril de 2020, o atendimento aos segurados e beneficiários será prestado por meio dos canais de atendimento remoto”, determina o documento. O prazo poderá ser prorrogado.
A medida, segundo o INSS, serve para diminuir a propagação do vírus.
As agências da Previdência Social manterão plantão reduzido, destinado exclusivamente a prestar esclarecimento aos segurados e beneficiários quanto à forma de acesso aos canais de atendimento remoto.
Nas localidades em que se tornar inviável a manutenção do plantão, será dada divulgação aos segurados e beneficiários para que recorram às orientações por meio da central de atendimento 135.
A portaria foi assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, e pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim.