metropoles.com

PEC de Crivella propõe maior imunidade tributária às igrejas no Brasil

Deputado apresentou a PEC nesta quarta-feira (15/3). Proposta precisa do apoio mínimo de 171 deputados para ser oficializada na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
QG da propina crivella rio de janeiro prisão
1 de 1 QG da propina crivella rio de janeiro prisão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) apresentou nesta quarta-feira (15/3) uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê a isenção de impostos de templos religiosos para a aquisição de bens “e serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços”.

O documento, no entanto, ainda precisa do apoio mínimo de 171 deputados para que seja oficializado no sistema da Casa. Nesta quarta, o texto de Crivella, ex-prefeito do Rio de Janeiro e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, e com a coautoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), foi entregue a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.

A proposta de Crivella propõe o fim dos impostos para construção e reformas dos templos e para obras para prestação de serviços, como construção de creches, asilos ou comunidades terapêuticas.

Se aprovada, as igrejas serão contempladas, também, na isenção de tributos com os gastos com a manutenção das atividades, além de compras relacionadas a utensílios necessários para a realização dos cultos.

Imunidade tributária

No Brasil, as igrejas e templos religiosos não pagam os seguintes tributos: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Renda (IR), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – desde que os veículos estejam em nome da igreja.

A regra é prevista na Constituição de 1988.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?