metropoles.com

PEC das Drogas: oposição pede que Alcolumbre paute texto na CCJ

Pedido ocorre na mesma data em que STF analisa o estabelecimento de uma quantidade de drogas para diferenciar usuários e traficantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Rogério Marinho, candidato à presidência do Senado PEC das Drogas - Metrópoles
1 de 1 Rogério Marinho, candidato à presidência do Senado PEC das Drogas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Membros da oposição no Senado fizeram, nesta quarta-feira (6/3), um apelo para que Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), coloque a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas em pauta na próxima semana.

O pedido ocorre na mesma data do julgamento previsto no Supremo Tribunal Federal (STF). A Suprema Corte analisa o estabelecimento de uma quantidade mínima de maconha para diferenciar usuários e traficantes.

Em paralelo ao julgamento, a CCJ analisa a PEC das Drogas, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O texto proíbe o porte e a posse de drogas em qualquer circunstância — assim como previsto na legislação atual —, mas não delimita um critério de diferenciação entre traficantes e usuários.

O texto tem relatoria de Efraim Filho (União-PB), e aguarda movimentação na CCJ. A matéria perdeu força após o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, esclarecer, em entrevista, que o julgamento não vai descriminalizar o uso de drogas, ao contrário do que parlamentares de alas mais ideológicas têm defendido.

“Apelo à vossa excelência que esse projeto seja pautado na próxima quarta-feira. Não como um contraponto ou reação ao STF, mas como uma afirmação da prerrogativa do parlamento brasileiro de decidir assuntos que são da nossa competência. Nós representamos o povo brasileiro”, afirmou Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado.

“Proteger sociedade brasileira” das drogas

O pedido também foi endossado pelo senador Marcos Rogério (PL-RO). Ele pontuou que cabe ao Legislativo definir sobre o assunto.

“Estamos vivendo um período de inversões de papéis. Em um tema da importância que é o tema das drogas, é importante que todos nós tenhamos a consciência de que precisamos agir para proteger a sociedade brasileira”, afirmou.

Ao final da reunião, Alcolumbre afirmou, em conversa com a imprensa, que deve reunir parlamentares na quinta-feira (7/3), às 10h, para decidir se o tema entrará na pauta da próxima semana. Ele também afirmou que a pauta da CCJ não depende de decisões do STF.

“Estou ouvindo as pessoas. A pauta do Senado e das comissões independe da pauta dos outros Poderes. Essa é minha tese como senador e como presidente da comissão. Isso não pode ser confundido com enfrentamento”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?