metropoles.com

PEC das Drogas entra na pauta da próxima semana na CCJ do Senado

O conteúdo poderá ser analisado durante a sessão da comissão do Senado em meio a discussões do tema no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida mostra senador davi alcolumbre presidente da CCJ do Senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador davi alcolumbre presidente da CCJ do Senado - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de drogas, independente da quantidade, entrou na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado da próxima quarta-feira (13/3).

A PEC 45 de 2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), altera o art. 5º da Constituição, e prevê como crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

O presidente do Senado afirmou que a Casa iria esperar o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o porte de maconha para consumo pessoal antes de votar a proposta na Casa.

“É muito importante, eu disse a eles, nós aguardarmos a decisão do Supremo Tribunal Federal, que julgue um caso concreto, um recurso extraordinário, que discute aspectos de constitucionalidade, de descriminalização […] Vamos aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal e fazemos uma avaliação. Eu espero que o Supremo decida da melhor forma possível”, disse Rodrigo Pacheco.

O presidente do Senado justificou, na apresentação da proposta, que o combate ao abuso de drogas é um política pública para preservação da saúde dos brasileiros.

“O motivo desta dupla criminalização é que não há tráfico de drogas se não há interessado em adquiri-las. Com efeito, o traficante de drogas aufere renda – e a utiliza para adquirir armamento e ampliar seu poder dentro de seu território – somente por meio da comercialização do produto, ou seja, por meio da venda a um usuário final”, argumentou o político na PEC.

Julgamento do STF

O STF tem cinco votos a três a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A discussão do tema na Corte ocorre desde 2015, quando o relator do tema, ministro Gilmar Mendes, votou pela descriminalização do porte de todas as drogas.

No entanto, a discussão foi paralisada depois que o ministro Dias Toffoli pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Pelas regras da Corte, ele tem 90 dias para devolver o processo para julgamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?