metropoles.com

PE: helicóptero tentar afastar banhistas de áreas com risco de tubarão

No entanto, proximidade da aeronave com praia, em voos rasantes, fez com que materiais de comerciantes fosse danificada, causando prejuízos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
WhatsApp Image 2023-04-02 at 20.59.30
1 de 1 WhatsApp Image 2023-04-02 at 20.59.30 - Foto: Reprodução

O governo de Pernambuco decidiu usar um helicóptero para tentar afastar banhistas de áreas onde há risco de ataques de tubarão. A aeronave, da Secretaria de Defesa Social do estado, faz voos rasantes para afugentar quem decide entrar no mar em pontos onde há restrições para o banho. As informações são do G1.

Segundo o governo estadual, o helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) “adotou um voo de prevenção, no qual se aproximou da faixa de praia para determinar a saída de banhistas que estavam em áreas impróprias para banho”.

A medida, no entanto, acabou causando prejuízos para comerciantes da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, município da Grande Recife. O vento gerado pelas pás do helicóptero danificou vários guarda-sóis e outros saíram voando.

Segundo algumas pessoas que trabalham no local, esta não é a primeira vez que helicópteros deram rasantes na praia, causando inúmeros prejuízos.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informa:

“Sobre os comerciantes que se sentiram prejudicados, uma apuração sobre os prejuízos causados já foi aberta para que as devidas providências sejam tomadas.

Para evitar novos ataques de tubarão, além do patrulhamento aéreo, o Corpo de Bombeiros lança, diariamente, efetivos nos postos, pontos de observação e concentração de banhistas na orla, sempre com material de salvamento aquático e primeiros-socorros.

O serviço também é reforçado por militares especializados de outras unidades da corporação. Somente com a conscientização e responsabilidade da população, é possível obter sucesso na segurança das pessoas no litoral do estado”.

Ocorrências

Desde 1992, quando o primeiro caso de mordida de tubarão ocorreu Pernambuco, houve 77 ocorrências envolvendo tubarões no estado, das quais 67 foram no continente e outras 10 na ilha de Fernando de Noronha.

Neste ano de 2023, já foram três ataques. Em março, uma adolescente de 15 anos teve parte do braço esquerdo amputada depois de um incidente com tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

Em 20 de fevereiro, um surfista foi mordido na praia dos Milagres, em Olinda, e em 5 de março outro adolescente, de 14 anos, teve uma perna amputada após um incidente na praia de Piedade.

O governo de Pernambuco anunciou o investimento de R$ 2 milhões nos próximos anos para prevenção de novos incidentes com tubarões na costa do estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?