metropoles.com

PCC: tentativa de resgate de “Bonitão” tem tiroteio e sequestro de policial

O criminoso era foragido da Operação Exílio, deflagrada pela PF em junho de 2020. Ele é um dos líderes da facção no Paraguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Reprodução
pf
1 de 1 pf - Foto: PF/Reprodução

A tentativa de resgate de um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Paraguai, contou com intenso tiroteio e sequestro de um policial. Conhecido como “Bonitão” e “Coringa”, o brasileiro Giovanni Barbosa da Silva, 29 anos, é considerado um dos líderes da facção no país vizinho.

Ele foi preso em uma operação conjunta entre as polícias do Brasil e do Paraguai. O criminoso era foragido da Operação Exílio, deflagrada pela Polícia Federal em junho de 2020.

Silva coordenava o tráfico de drogas e de armas de fogo, a partir da fronteira. A prisão foi efetuada em Pedro Juan Caballero, no sábado (9/1). A captura foi possível graças a intensa cooperação entre PF, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Nacional do Paraguai e Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.

Após a prisão, Silva ficou detido na sede de Investigação de Delitos, no país vizinho. Na madrugada de domingo (10/1), outros integrantes do facção fizeram um plano ousado de resgate. Houve intenso tiroteio no local, e um oficial paraguaio foi feito refém.

3 imagens
Criminoso era investigado pela PF
Fuga foi frustrada por policiais
1 de 3

PCC tentou regatar líder preso no Paraguai

PF/Reprodução
2 de 3

Criminoso era investigado pela PF

PF/Reprodução
3 de 3

Fuga foi frustrada por policiais

PF/Reprodução

No entanto, as autoridades internacionais conseguiram frustrar a ação, além de prender dois suspeitos e apreender fuzis, carregadores e coletes balísticos.

Transferência

Devido ao grande risco de fuga e elevado grau de periculosidade do criminoso, Giovanni Barbosa da Silva foi entregue à PF ainda no domingo, na fronteira entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai.

Segundo nota divulgada pela PF, a tentativa de resgate gerou “uma série de disparos de arma de fogo e assombrou a cidade”.

“Dada a periculosidade e instabilidade social gerada pelo preso, as autoridades paraguaias solicitaram apoio à Polícia Federal para realizar a expulsão do líder da organização criminosa. Por intermédio do Comando Tripartite, uma escolta especializada foi destacada para recebê-lo na fronteira, em Foz do Iguaçu. O extraditado tem dois mandados de prisão no Brasil, ambos por processos relativos ao tráfico de drogas e de armas”, informa comunicado enviado pela PF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?