metropoles.com

PCC: advogado que falsificou HC de Fuminho, aliado de Marcola, é preso

Homem foi preso em Goiânia pela Polícia Militar após compartilhamento de informações

atualizado

Compartilhar notícia

Polícia Federal
Foto colorida mostra advogado Fuminho, ligado ao PCC - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra advogado Fuminho, ligado ao PCC - Metrópoles - Foto: Polícia Federal

A Polícia Militar de Goiás (PM-GO) prendeu nesta segunda-feira (24/6), em Goiânia, um advogado suspeito de falsificar um habeas corpus e inserir documentos falsos no sistema informatizado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). As ações eram uma tentativa de libertar Gilberto Aparecido dos Reis, conhecido como Fuminho, braço direito de Marcola, líder máximo da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O advogado se chama Augusto Cesar Moraes Casaro, de 48 anos. A prisão foi realizada após o compartilhamento de informações entre o Centro Integrado de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Goiás e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-PF-GO).

Augusto estava foragido desde o último dia 13, quando a juíza Máriam Joaquim, do Foro de Itapecerica da Serra, aceitou a denúncia por falsificação de papéis públicos. O mandado de prisão foi em caráter preventivo.

O empresário Sandro Moretti, de 49 anos, teria participação por tentar enganar a Justiça para soltar Fuminho. A empreitada de Sandro teve participação de outros dois comparsas, sendo Augusto um deles. O terceiro foi o também advogado José Pedro Candido de Araújo. Eles tentaram, em dezembro de 2022, fraudar um habeas corpus para libertar Fuminho.

5 imagens
Fuminho é o maior financiador do PCC
O criminoso fugiu do Carandiru e estava foragido há mais de 20 anos
Empresário Sandro Moretti é acusado de falsificar documento para tentar soltar narcotraficante
José Pedro Candido de Araújo, acusado de participar de esquema que fraudou HC para soltar Fuminho; José teria acessado o processo em horário próximo ao da fraude
1 de 5

Reprodução
2 de 5

Fuminho é o maior financiador do PCC

Arquivo pessoal
3 de 5

O criminoso fugiu do Carandiru e estava foragido há mais de 20 anos

Arquivo pessoal
4 de 5

Empresário Sandro Moretti é acusado de falsificar documento para tentar soltar narcotraficante

Reprodução/Polícia Civil
5 de 5

José Pedro Candido de Araújo, acusado de participar de esquema que fraudou HC para soltar Fuminho; José teria acessado o processo em horário próximo ao da fraude

Reprodução/SBT

 

Augusto foi quem utilizou o próprio login para inserir o documento falso no processo. A participação de José Pedro foi descoberta porque ele acessou os autos em horário próximo ao da fraude.

O esquema, no entanto, foi descoberto antes de a falsa ordem ser cumprida. Sandro é considerado pelas autoridades como sócio de Marcola. Ele já foi condenado a mais de 26 anos de prisão.

Sandro foi preso na segunda-feira (17/6) em Presidente Prudente (SP).

A tentativa de soltar fuminho esbarrou na desconfiança de uma servidora do TJSP. Era véspera do recesso judiciário quando a tentativa de golpe foi descoberta.

Fuminho

Conforme investigações da polícia, além de ser considerado o braço direito de Marcola, Fuminho tem ligações com a ‘Ndrangheta, a máfia da Calábria, na Itália, e controlava parte do esquema de envio de cocaína para a Europa. O Porto de Santos, no litoral paulista, aparece como ponto de origem do despacho.

Os indícios são de que Fuminho seria amigo de Marcola desde a infância. O plano cinematográfico para resgatar o chefão do PCC da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, em 2018, teria sido orquestrado pelo criminoso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?