Pazuello nomeia coronel nº 2 da Saúde e faz outras mudanças na pasta
No cargo há cinco dias, interino trocou o coordenador de Finanças, o de Contabilidade e o diretor de Monitoramento e Avaliação do SUS
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, mexeu na estrutura da pasta. Ele nomeou nove servidores em cargos de coordenação, direção e assessoramento. As trocas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (19/05).
Pazuello trouxe para o alto escalão da pasta nomes próximos a ele. Um dos exemplo é do coronel Antônio Élcio Franco Filho. O militar passa a ser o substituto temporário da Secretaria Executiva da pasta.
O cargo é considerado um dos mais importantes no Ministério da Saúde, o de número dois da pasta. O secretário-executivo coordena as atividades das outras secretarias da pasta e dos órgãos vinculados.
Pazuello foi alçado ao posto de ministro interino após o pedido de demissão do oncologista Nelson Teich. Ele discordou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o uso de cloroquina no tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
No cargo há cinco dias, Pazuello trocou o coordenador de Finanças, o de Contabilidade, o diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, o coordenador-geral de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil do Fundo Nacional de Saúde da Secretaria Executiva, entre outros (veja lista abaixo).
As nomeações de Pazuello no Ministério da Saúde:
- Luiz Otávio Franco Duarte – assessor especial do ministro;
- Giovani Cruz Camarão – coordenador de Finanças;
- André Cabral Botelho – coordenador de Contabilidade;
- Alexandre Magno Asteggiano – assessor;
- Marcelo Sampaio Pereira – diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde;
- Vagner Luiz da Silva Rangel – coordenador-geral de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil;
- Angelo Martins Denicoli – diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS;
- Mario Luiz Ricette Costa – assessor técnico;
- Antônio Élcio Franco Filho – para exercer o encargo de substituto eventual do Secretário-Executivo do Ministério da Saúde;
- Ramon da Silva Oliveira – coordenador-geral de Inovação de Processos e de Estruturas Organizacionais.