metropoles.com

Gonet toma posse como novo PGR: “Não buscamos palco nem holofote”

Nome de Paulo Gonet foi escolhido por Lula e aprovado pelo Senado Federal. Cerimônia tem a presença do presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/ Metrópoles
imagem colorida posse gonet e lula - metrópoles
1 de 1 imagem colorida posse gonet e lula - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

Em uma cerimônia restrita e com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Gustavo Gonet Branco tomará posse no cargo de procurador-geral da República. O evento é realizado no Auditório JK da sede da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Lula preside a sessão solene de posse do novo PGR. O presidente cumprimentou Paulo Gonet ao entrar no auditório JK, na sede da PGR, em Brasília. “O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais. Somos corresponsáveis pelo estímulo dos valores republicanos e pela democracia”, afirmou Gonet no discurso de posse.

“Seremos os primeiros a mostrar nossos compromissos com o direito de todos, mesmo do mais censurável malfeitor”, acrescentou.

“Não podemos perder de vista que o equilíbrio tem de ser o nosso apanágio. Não buscamos palco nem holofote”, destacou Gonet.

Em seguida, Lula tomou a palavra. “A única coisa que peço a você: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de qualquer outro interesse. Garantir a liberade, garantir a democracia e garantir a verdade”, afirmou.

9 imagens
Lula e Gonet
Lula, Alckmin e Lira na posse de Paulo Gonet na PGR
Lula cumprimento Gonet em posse na PGR
Gonet: "Não podemos perder de vista que o equilíbrio tem de ser o nosso apanágio. Não buscamos palco nem holofote"
Flávio Dino na posse de Gonet na PGR
1 de 9

Lula cumprimenta Gonet em posse na PGR

Hugo Barreto/ Metrópoles
2 de 9

Lula e Gonet

Hugo Barreto/ Metrópoles
3 de 9

Lula, Alckmin e Lira na posse de Paulo Gonet na PGR

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 9

Lula cumprimento Gonet em posse na PGR

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 9

Gonet: "Não podemos perder de vista que o equilíbrio tem de ser o nosso apanágio. Não buscamos palco nem holofote"

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 9

Flávio Dino na posse de Gonet na PGR

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 9

Lula a Gonet: "Garantir a liberade, garantir a democracia e garantir a verdade"

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 9

Lira e Lula na PGR

Hugo Barreto/Metrópoles
9 de 9

Presidente TJDFT, desembargador Cruz Macedo, presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, e desembargador eleitoral Renato Coelho na posse de Paulo Gonet

Divulgação

Indicação de Lula e aprovação pelo Senado

Lula indicou Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral em 27 de novembro. Em 13 de dezembro, o Senado Federal aprovou o nome dele, após sabatina da Comissão de Constituição e Justiça que durou cerca de 10 horas.

No plenário da Casa legislativa, foram registrados 65 votos favoráveis, correspondentes a 85% do quórum de 77 senadores votantes. Conforme a Constituição Federal, o mandato do procurador-geral da República é de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Gonet assume no lugar de Elizeta Ramos: veja currículo

Gonet ocupará o cargo no lugar de Augusto Aras, ex-PGR. Atualmente, a interina no cargo é Elizeta Ramos. Ele foi nomeado formalmente pelo presidente Lula em edição do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (15/12).

Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em direito pela UnB.

Integrante Ministério Público Federal desde 1987 e subprocurador-geral desde 2012, ele exerceu diversos cargos de destaque na instituição. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (Esmpu) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.

Paulo Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos, é professor universitário há mais de 10 anos e autor de uma série de publicações e artigos com temas do direito. Exerceu também os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?