Pastor avalia que 80% a 90% de igreja ficou destruída após prédio cair
Frederico Carlos Ludwig afirmou que há muito tempo percebia problemas no prédio. Tentou denunciar a situação, mas não obteve sucesso
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com Frederico Carlos Ludwig, pastor da Igreja Evangélica Luterana situada ao lado do edifício incendiado, grande parte do templo foi destruído, de 80% a 90%. “Moro no Paraíso e recebi o telefonema da nossa zeladora avisando sobre o fogo no prédio ao lado. Cheguei à 1h50 aqui e assisti a tudo. Uma desolação para as famílias, mas também para nossa igreja e o patrimônio da cidade”.
O edifício de 24 andares desabou durante um incêndio de grandes proporções no Largo do Paissandu, no centro de SP, na madrugada desta terça-feira (1º/5).
Ainda conforme pontuou o pastor, há muito tempo ele percebia problemas no prédio. O religioso tentou denunciar a situação aos órgãos competentes, mas não obteve sucesso. Sobre o templo, acredita que apenas o altar e a torre não foram atingidos pelo fogo.
A Igreja Evangélica Luterana foi inaugurada em 1908. Ela é considerada a primeira paróquia evangélica da capital, assim como o primeiro templo em estilo neogótico.O edifício leva a assinatura do arquiteto Guilherme Von Eye e ocupa uma área de aproximadamente mil metros quadrados. Entre seus elementos de destaque, estão o órgão de 146 tubos e os vitrais produzidos pela Casa Cobrado do vitralista Conrado Sorgenicht, que produziu as peças do Mercado e do Theatro Municipal.