Passarela é instalada no RS para acesso entre cidades ilhadas
Exército ergueu estrutura que liga municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Agora pedestres podem de uma cidade a outra
atualizado
Compartilhar notícia
A ponte que antes ligava os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari (RS), foi completamente destruída pela primeira enchente que atingiu a região, ainda no início do mês de maio. Desde então, o trajeto entre uma cidade e outra só era possível com o uso de barcos. Juntos, os municípios somam mais de 105 mil habitantes.
Na manhã dessa quarta-feira (15/5), uma passarela flutuante foi instalada pelo Exército sobre a água do Rio Forqueta. Agora, pedestres conseguem ir de uma cidade a outra.
A passarela, montada em uma noite, é feita com estruturas de alumínio que seguram a esteira. O deslocamento, apesar de seguro, é feito obrigatoriamente com o uso de coletes salva-vidas. O trajeto está sendo operado com capacidade de 30 pessoas por minuto, cada vez em que é usada é em sentido único.
A entrega, que estava prevista para a última semana, precisou ser adiada devido à segunda enchente que assolou a região. Ainda não há previsão para a construção de uma nova ponte.
Apesar de ainda não haver previsão para a construção de uma nova ponte, moradores da região lançaram o projeto Juntos pela Ponte, com o objetivo de restaurar o que sobrou da infraestrutura original.
O movimento recebe doações via Pix utilizando a chave e-mail novapontedeferro@gmail.com. A Administração Municipal também disponibiliza uma chave Pix para receber doações para ajudar as famílias atingidas pela cheia (CNPJ 88.067.780/0001-38), Os recursos caem em uma conta específica para a ajuda aos atingidos.