metropoles.com

Passaporte da vacina: 94% das cidades querem exigência para turistas

Dados são de pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgada nesta sexta-feira (10/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Comprovante de vacinação no Rio de Janeiro
1 de 1 Comprovante de vacinação no Rio de Janeiro - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A grande maioria das cidades brasileiras quer que o governo federal exija a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada de viajantes no Brasil.

Os dados são da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgada nesta sexta-feira (10/12). De acordo com a organização, dos 2.662 gestores municipais ouvidos no estudo, 94% querem a adoção da medida.

Apenas 50 prefeitos se manifestaram contra a exigência do passaporte da vacina, e 66 informaram não ter decidido sobre a obrigatoriedade do documento. Os dados foram coletados entre os dias 6 e 9 de dezembro.

Apesar do interesse na adoção do passaporte da vacina, segundo o estudo da CNM, apenas 18,3% dos prefeitos entrevistados afirmaram que o município já editou decretos para obrigar a apresentação do comprovante de imunização.

Dos gestores ouvidos, 79,7% disseram que não publicaram decreto sobre o tema, e outros 2% não responderam ao questionamento.

3 imagens
Turistas com passaportes de vacinação visitam o Cristo Redentor, no Rio
A cearense Simone Lobo levou o comprovante para o Corcovado, mesmo sem saber da obrigatoriedade
1 de 3

Homem mostra comprovante de vacinação no Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 3

Turistas com passaportes de vacinação visitam o Cristo Redentor, no Rio

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 3

A cearense Simone Lobo levou o comprovante para o Corcovado, mesmo sem saber da obrigatoriedade

Aline Massuca/Metrópoles
Passaporte da vacina

Na quarta-feira (8/12), os ministros da Saúde, da Casa Civil e da Infraestrutura publicaram portaria que prevê a exigência de teste de Covid com resultado negativo e comprovante de vacinação para brasileiros e estrangeiros que entrarem no Brasil por via aérea.

A portaria não proíbe a entrada de não vacinados no país. No entanto, esses indivíduos devem fazer quarentena obrigatória de 5 dias antes de poderem circular pelo país.

As novas regras começariam a valer neste sábado (11/12), mas devem ser adiadas por ao menos 7 dias. Isso porque, nesta sexta-feira, os sistemas do Ministério da Saúde foram alvo de um ataque hacker, supostamente realizado pelo grupo Lapsus$ Group.

O incidente impossibilitou a emissão do comprovante de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal (PF) foram acionados e investigam o ataque. O Departamento de Informática do DataSUS trabalha para o restabelecimento dos serviços, segundo nota do ministério.

O que foi afetado: e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades, como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital. Todos estavam indisponíveis até a publicação desta reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?