Tragédia na Bahia: passageira diz que grupo viajava junto há 20 anos
O acidente com um ônibus de turismo aconteceu no percurso Rio-Porto Seguro com 34 passageiros, na madrugada desta quinta-feira (11/4)
atualizado
Compartilhar notícia
Vânia Mathias de Jesus, uma das 34 passageiros que estavam no ônibus de turismo que tombou no percurso Rio-Porto Seguro, na madrugada desta quinta-feira (11/4), contou, durante um programa da TV Globo, que o grupo fazia excursões há mais de 20 anos.
“Nós somos um grupo de aposentados, e a gente faz excursões há mais de 20 anos. Tem mais gente [que costuma participar], tanto que o ônibus não estava lotado”, afirmou Vânia. Segundo ela, eles teriam feito essa mesma viagem em 2022, com quatro ônibus lotados.
Na opinião da aposentada, o ônibus teria perdido o controle da direção ao ser atrapalhado pelo farol de um caminhão. “Estava acordada, passou um caminhão, cruzou na pista e acho que o farol atrapalhou ele. Eu estava com a visão panorâmica de cima, e não consegui enxergar”, contou.
A causa do acidente, entretanto, segue em investigação, mas, de acordo com apuração preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tombamento teria ocorrido por “velocidade incompatível”.
De acordo com Vânia, apesar do acidente ter acontecido por volta das 4h30, a maior parte dos passageiros estava acordada porque o ônibus havia feito uma parada minutos antes para que fosse feita a troca de motoristas. Algumas pessoas, inclusive, chegaram a levantar para ir ao banheiro e se alimentar.
Vânia não teve ferimentos graves, mas relembrou os momentos de pânico. “Minha perna ficou presa no assento de descanso, um menino puxou a cadeira para trás, e eu consegui sair. Eni, um senhor que estava aqui, e a dona Lúcia, estavam todos em cima de mim”.
Morte de amiga
Cléa Conceição de Faria, amiga que dividia quarto com Vânia em diversas excursões,não sobreviveu ao acidente. “Nós viajamos no Carnaval para Porto Seguro. Como eu fiquei viúva e a gente ficava no mesmo quarto, eu brincava que ela iria virar minha ‘marida'”, lembrou. “A gente passeava juntas em excursões. No meu aniversário, passamos 20 dias em João Pessoa, eu, ela e duas amigas, que não vieram hoje porque estão trabalhando”.
A PRF informou ao g1 que 24 pessoas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. No entanto, uma delas morreu após uma cirurgia. Por volta das 10h, 18 passageiros ainda recebiam atendimento na enfermaria da unidade de saúde.
Os nomes das nove vítimas que morreram no acidente, que aconteceu no extremo sul da Bahia, ainda não foram divulgados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, para onde os corpos foram levados.