Partido Novo decide apoiar pedido de impeachment de Bolsonaro
O principal motivo seria o desempenho do presidente na gestão do combate à pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido Novo divulgou uma nota nesta segunda-feira (5/7), após deliberação tomada pelo seu diretório nacional, em que apoia formalmente o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A principal motivação para o apoio seria seu desempenho no combate à pandemia do novo coronavírus.
“Na avaliação do Novo, alguns dos crimes cometidos são omissões e péssimas ações na gestão da pandemia, descaso com a aquisição das vacinas e possível prevaricação em denúncia de esquema de corrupção na compra do imunizante Covaxin”, afirma a nota.
“Após detalhada análise técnica, consultas a juristas, discussões, e ampla reflexão sobre os fatos apresentados e consolidados pela CPI da Pandemia, o Novo conclui de forma inequívoca que o presidente Jair Bolsonaro cometeu diversos crimes de responsabilidade previstos na Lei Federal nº 1.079/50.”
A possível interferência de Bolsonaro em investigações da Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sergio Moro, também é um dos pontos destacados que levaram o partido a apoiar o impeachment.
“Além dos crimes relacionados à pandemia, Bolsonaro também agiu para interferir na Polícia Federal, Ministério da Justiça e Abin”, assegura a nota.
A bancada federal do Partido Novo tem oito integrantes. Parte dos deputados, entretanto, tem relutância a apoiar o impeachment do presidente Bolsonaro. O diretório nacional tem tendência maior de fazer oposição a ele.