Parque do Juquery será reaberto neste sábado (18/9) após incêndio
Área de preservação foi atingida por um incêndio no dia 22 de agosto. Visitantes terão acesso apenas de algumas trilhas no Parque do Juquery
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Parque do Juquery, em Franco da Rocha, em São Paulo, será reaberto neste sábado (18/9) quase um mês após o incêndio que atingiu a floresta no local. Apenas algumas trilhas estarão liberadas para o público e sinalizadas. Será obrigatório o uso de máscaras durante o passeio.
Conforme a administração do Parque Estadual do Juquery, os visitantes estão proibidos de jogarem sementes de qualquer espécie na área visitada. Além disso, ninguém pode acompanhar o processo de regeneração natural do cerrado.
O incêndio, que começou no dia 22 agosto, atingiu cerca de 53% da vegetação de área verde no parque. Segundo um levantamento do Centro de Monitoramento da Fiscalização e Biodiversidade, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, o fogo atingiu 1,175 hectares.
Ao todo, mais de 300 brigadistas foram mobilizados para conter as chamas, que durou quatro dias. O parque criado em 1993 abriga o último grande remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo. O local foi criado com o objetivo de conservar mata nativa e áreas de mananciais do Sistema Cantareira.