Parque de Inhotim é esvaziado por conta do rompimento da barragem
Um dos maiores museus a céu aberto do mundo fica no município de Brumadinho (MG), onde ocorreu o acidente
atualizado
Compartilhar notícia
O rompimento de uma das barragens da mineradora Vale S.A., no município de Brumadinho (MG), colocou em estado de alerta o Parque de Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo. A assessoria de imprensa do local afirmou que, por ora, a lama não atingiu o espaço, no entanto, por medida de segurança, os visitantes estão sendo retirados da área.
Pelas redes sociais, Inhotim comunicou que, até o momento, as obras estão em segurança e nenhum visitante ou trabalhador do local foi ferido. Por conta do acidente, o parque anunciou que permanecerá fechado neste fim de semana (26/1 e 27). A data de reabertura não foi anunciada.
Informamos que, até o momento, a área do Inhotim não foi atingida, não havendo feridos nem prejuízo às obras, jardins e outras instalações do Museu.
— inhotim (@inhotim) January 25, 2019
Devido ao rompimento da barragem em Brumadinho (MG), o Instituto Inhotim comunica que realizou o esvaziamento da área de visitação do Museu. Todos os funcionários e visitantes foram orientados a deixar o local, conforme recomendação da Polícia Civil.
— inhotim (@inhotim) January 25, 2019
Em solidariedade ao município e a todos os atingidos, o Inhotim não abrirá neste sábado e domingo (26 e 27/01/2019). Aguardamos mais informações para definir a data de reabertura.
— inhotim (@inhotim) January 25, 2019
Templo da arte contemporânea brasileira, o bucólico local fica no município mineiro. O parque abriga obras de grandes artistas, como Tunga, Adriana Varejão, Amílcar de Castro, Giuseppe Penone e Paul McCarthy.
Além das obras, o espaço tem grande variedade de vegetação, incluindo áreas preservadas de Mata Atlântica.
O Ministério do Turismo publicou uma nota sobre o ocorrido, lamentando as vidas impactadas pela tragédia e se solidarizando com a região afetada. “Além de todos os danos ambientais, o rompimento afeta o Instituto Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina e importante atrativo turístico do Brasil. Desde já, o Ministério do Turismo se coloca à disposição para trabalhar em parceria com outros órgãos do governo no amparo às famílias e na recuperação da região para minimizar o impacto da catástrofe e, por meio do turismo, ajudar a comunidade a superar o trauma e retomar a vida”, afirmaram.