Parque da Floresta Nacional ganha cadeiras de rodas adaptadas para trilhas
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou do evento. Programa vai se estender para todo o território brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugurou, na manhã desta terça-feira (2/2), um programa que disponibiliza cadeiras de rodas adaptadas para transporte em trilhas de ecoturismo. O projeto piloto foi testado na Floresta Nacional de Brasília (Flona).
A estreia das cadeiras julietti foi acompanhada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, além do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do coronel Fernando Lorencino e da atleta de paracanoagem Andrea Pontes.
No total, estão previstas a entrega de 30 cadeiras julietti para parques nacionais com potencial de ecoturismo em todo o país. Nesta terça, foram disponibilizados cinco equipamentos no DF, que também poderão ser usados para resgate, em caso de acidentes em locais de difícil acesso.
Após a inauguração, Salles – mesmo de terno, camisa e sapato social – fez um pequeno trecho da Trilha Jatobá para acompanhar o teste das cadeiras de rodas, que foram aprovadas pela paratleta. Andrea disse ser uma iniciativa importante para a acessibilidade.
“Eu tentei fazer [uma trilha anteriormente] em cadeiras de rodas, e não consegui. É uma experiência que proporciona à pessoa com deficiência a possibilidade de ter um contato maior com a natureza”, disse a esportista.
Programa
A entrega de cadeiras de rodas adaptadas para trilhas faz parte do programa Parque+, que prevê, segundo Salles, mais acessibilidade, conectividade e atratividade aos parques nacionais. Algumas trilhas também serão reestruturadas.
O projeto é destinado a parques que não serão concessionados em um primeiro momento. “O nosso objetivo é que aqueles que têm efetivamente o potencial de ecoturismo, sejam concessionados, porque aí o setor privado conta com mais agilidade para colocar esses temas em prática”, disse Salles, em conversa com o Metrópoles.