metropoles.com

Parque da Chapada dos Veadeiros terá visitação noturna: veja regras

A partir desta quinta (31/3), grupos guiados por condutores credenciados poderão visitar as trilhas e cachoeiras do parque durante a noite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Céu da Chapada dos Veadeiros (GO)
1 de 1 Céu da Chapada dos Veadeiros (GO) - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Goiânia – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) iniciará uma nova etapa de visitação nesta quinta-feira (31/3). A partir de agora, entre quinta e sábado, será permitida a entrada de turistas durante a noite, acompanhados por guias credenciados (veja regras abaixo).

A novidade anunciada pela SociParques, empresa concessionária responsável pelo apoio aos visitantes e serviços de infraestrutura no PNCV, surge no sentido de diversificar as possibilidades de experiências oferecidas aos milhares de turistas que visitam a região todos os anos.

Essa é a primeira vez que as trilhas e cachoeiras do parque são abertas para esse tipo de visitação. Até então, existia somente a possibilidade de acampamento, mas que contemplava apenas uma das trilhas (trilha laranja – Sete Quedas).

11 imagens
Vista do céu na Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros tem no céu um dos encantamentos
Colorido do céu na Chapada (GO)
Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso (GO)
Portal de entrada de Alto Paraíso
1 de 11

Céu da Chapada dos Veadeiros (GO)

Vinicius Santa Rosa
2 de 11

Vista do céu na Chapada dos Veadeiros

Giovanna Bembom/Metrópoles
3 de 11

Chapada dos Veadeiros tem no céu um dos encantamentos

Giovanna Bembom/Metrópoles
4 de 11

Colorido do céu na Chapada (GO)

Giovanna Bembom/Metrópoles
5 de 11

Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso (GO)

Rafael Oliveira/Prefeitura Alto Paraíso
6 de 11

Portal de entrada de Alto Paraíso

Arquivo cedido ao Metrópoles/Prefeitura de Alto Paraíso
7 de 11

Rua Principal da cidade de Alto Paraíso de Goiás, portal de entrada no Parque Nacional da Chapada

Giovanna Bembom/Metrópoles
8 de 11

Cidade é um das que mais atrai turistas para a região, devido à infraestrutura que construiu ao longo do tempo e, claro, os atrativos naturais

Giovanna Bembom/Metrópoles
9 de 11

Área no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Ricardo Siqueira/Getty Images
10 de 11

Entrada de Alto Paraíso de Goiás

Giovanna Bembom/Metrópoles
11 de 11

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na iniciativa atual, não será permitida a prática de camping, somente a visitação a partir das 20h, com retorno até às 18h do dia seguinte. A ideia é que o visitante possa vivenciar a noite, a madrugada e o amanhecer nas trilhas do parque, com regras que já são aplicadas em visitas durante o dia.

A entrada só será permitida a partir da Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás (GO), onde fica a sede do parque. Os ingressos já estão à venda no site da SociParques. Qualquer dúvida pode ser esclarecida nos seguintes contatos: 62 99642-9828 (via WhatsApp) ou contato@sociparques.com.br.

Regras da visitação noturna

Os turistas, no entanto, deverão se atentar para alguns detalhes, antes de fazerem a visita ao parque durante a noite, conforme o previsto no Protocolo Operacional de Visitação. Vejas as regras:

– Serão permitidos grupos de no máximo seis visitantes cada, acompanhados de um condutor credenciado no Parque da Chapada dos Veadeiros (é bom entrar em contato e fechar a visita guiada, antes da compra do ingresso);

– A visita noturna será nas noites de quinta a sábado, com entrada à partir das 20h, e terá um percurso que contemplará os seguintes roteiros: Saltos, Carrossel e Corredeiras e Seriema;

– Não é recomendado o banho de rio durante a visitação, mas não é algo proibido, visto que parte do trajeto poderá ocorrer durante o dia, com retorno obrigatório até às 18h do dia seguinte;

– O condutor e os visitantes são responsáveis por suas próprias lanternas para acesso ao parque, preferencialmente lanternas de cabeça. Não será aceito o uso de lanternas de telefone celular;

– A visita noturna não terá área de camping;

– Os ingressos deverão ser adquiridos com antecedência, pois os serviços de bilheteria na entrada do parque na Vila de São Jorge não estarão disponíveis no horário noturno (opções: bilheteria do parque até às 16h ou um dia antes via site da SociParques);

– Tanto a entrada como a saída do parque deverá ser devidamente registrada e informada pelo condutor de cada grupo ao vigilante responsável.

O parque

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foi criado em 1961 e possui, hoje, uma área de mais de 240 mil hectares, que abrange territórios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança (todos em terras goianas).

Trata-se de um cinturão de Cerrado nativo, com trilhas e cachoeiras, numa região que sofreu, ao longo do tempo, com a pressão do avanço da atividade agrícola. O parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.

As visitas noturnas começam justo no início de período de seca na região, com redução das chuvas e do risco de aumento expressivo das águas nos rios e cachoeiras. O parque pode ser visitado o ano todo, mas o período de seca e, portanto, menos arriscado, vai de maio a outubro.

De Goiânia, a entrada do parque, em São Jorge, fica a 460 Km. De Brasília, a distância é de 260 Km. Mais detalhes e orientações podem ser vistos no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?