Parlamentares de 5 partidos terão gabinete compartilhado no Congresso
Gabinete será integrado por Alessandro Vieira, Tabata Amaral, Pedro Campos, Amom Mandel, Duarte Jr, Duda Salabert e Camila Jara
atualizado
Compartilhar notícia
![Câmara Congresso Nacional - Brasília - DF 09/12/2015](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2022/11/29102510/Senado-Federal-3.jpg)
Parlamentares de cinco partidos terão um gabinete compartilhado no Congresso Nacional. A inauguração do espaço ocorreu nesta terça-feira (31/1). O gabinete terá atuação de nomes do PSDB, PDT, PSB, Cidadania e PT.
De acordo com os parlamentares, o objetivo do gabinete é reunir deputados e senadores para “trabalhar em prol de uma política feita a partir de dados e evidências e em defesa da democracia”.
O grupo reúne o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), e os deputados Duda Salabert (PDT-MG), Duarte Jr. (PSB-MA), Tabata Amaral (PSB-SP), Amom Mandel (Cidadania-AM), Camila Jara (PT-MS) e Pedro Campos (PSB-PE).
De acordo com os partlamentares, as principais pautas discutidas serão nas áreas de equidade, direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e democracia e desigualdade.
O grupo listou uma série de projetos que já estão em andamento e são relacionados às áreas de atuação do gabinete compartilhado. Entre os projetos, estão o pacote anticorrupção, o marco legal para o ensino médio, a política educacional emergencial e a política de atenção psicossocial em comunidades escolares.
O gabinete compartilhado foi colocado em prática em 2019 e já teve diversas configurações. O grupo não atua como um partido político ou liderança partidária, e se posicionam de forma individual em votações de matérias.