metropoles.com

Parlamentares burlam decisão de Moraes e continuam a usar o X

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou na sexta-feira (30/8) a suspensão da rede social X em todo o território nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na sexta-feira (30/8) a suspensão da rede social X, após a empresa não apresentar um representante legal no Brasil. Apesar da determinação, membros do Congresso Nacional continuam a usar a plataforma por meios alternativos, como é o caso dos VPNs.

O VPN é uma sigla em inglês para rede privada virtual, em que o endereço do IP do usuário é disfarçado e a localização se torna invisível.

A rede social X continua a ser utilizada por parlamentares críticos às decisões do ministro Alexandre de Moraes, como é o caso dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e Marcel van Hattem (Novo-RS).

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se mantém ativo na rede X, inclusive com a divulgação de comentários contrários à determinação do ministro Alexandre de Moraes.

O Metrópoles teve acesso às publicações dos parlamentares por meio de uma fonte que se encontra fora do país, visto que a decisão de Moraes determinou ainda multa de R$ 50 mil por dia para pessoas físicas e jurídicas que acessarem a plataforma por meio de VPNs.

Confira:

O senador Sergio Moro (União-PR) informou que continuará a utilizar o X, no entanto, ele explicou que as publicações serão feitas por meio de um amigo que mora nos Estados Unidos. “Continuarei, assim, postando minhas opiniões, inclusive as críticas, como sempre sem ofensas pessoais, nessa rede que constitui um importante instrumento do mandato e meio de comunicação com os paranaenses e com a comunidade internacional”, escreveu o ex-ministro da Justiça.

Já Carla Zambeli (PL) fez uma publicação chamando para um ato no 7 de Setembro, e afirmou que não vai cumprir a decisão de Moraes. “Postando diretamente do X (Twitter). Não irão me calar, nem calarão os 946.244 eleitores que confiaram a mim um mandato para lugar por suas garantias constitucionais fundamentais! Estou honrando a sua confiança! Espero por você nas ruas, no dia 7 de setembro.”

O deputado federal Osmar Terra (MDB) fez sua última publicação no X há três dias. Contudo, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) mantém uma rotina ativa na rede social, repostando alguns conteúdos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?