metropoles.com

Parentes de Villas Bôas e Mourão trabalham em associação do Exército

Diversos parentes de militares do alto escalão, como os generais Mourão e Villas Bôas, estariam vinculados à Poupex, segundo site

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
general mourão faz careta
1 de 1 general mourão faz careta - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A advogada Paula Mourão, mulher do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Ticiana Haas e Marina Carvalho, respectivamente filha e sobrinha do general Eduardo Villas Bôas, estão entre os familiares de militares do alto escalão que trabalham na Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex).

Paula Mourão estaria no cargo de assessora especial, enquanto a filha de Villas Bôas, Ticiana, teria o posto de analista júnior, assim como a sobrinha Marina Carvalho. Os salários em questão podem variar de R$ 8 a R$ 17 mil, sem considerar gratificações.

Os documentos internos da Poupex, obtidos pelo Uol, comprovam a afirmação de que existem familiares de militares de alto escalão na associação. O grupo, por não ser empresa pública, não tem a obrigação de fornecer informações públicas sobre sua lista de contratados.

Veja quem mais é citado

  • Paula Mourão, mulher do senador e general Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
  • Ticiana Haas Villas Bôas, filha do general Eduardo Villas Bôas;
  • Marina Carvalho, sobrinha do general Eduardo Villas Bôas;
  • Felipe Albuquerque de Miranda, filho do general Paulo César Souza de Miranda; e
  • Paula Albuquerque de Miranda, filha do general Paulo César Souza de Miranda;

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou em um relatório deste ano que haviam indícios de “nepotismo” na organização, tendo identificado 221 casos que ligam a Poupex e as Forças Armadas. Esse mesmo relatório foi noticiado pela Folha de S.Paulo no fim de agosto.

Acontece que, por ser uma empresa privada, a Poupex afirma que não pode ser acusada de nepotismo – um agente público usar sua posição para contratar ou dar vantagens a pessoas de sua família.

Leia a íntegra da resposta da Poupex ao Uol:

“A Associação de Poupança e Empréstimo – Poupex, entidade supervisionada pelo Banco Central, é uma empresa privada que não recebe recursos públicos. Logo, a expressão nepotismo não se aplica. Todos os funcionários da instituição são contratados por meio de processo seletivo e têm capacidade técnica para ocupar os cargos que exercem. Os profissionais citados em seu e-mail estão na Poupex, em média, há mais de 8 anos. A informação referente aos seus salários é protegida pela LGPD”, afirmou a Poupex, em nota.

Os envolvidos

O general e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) chegou a ser vice-presidente sob o governo de Jair Bolsonaro (PL-RJ). O general Villas Bôas também participou do governo Bolsonaro, tendo sido assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

A advogada Paula Mourão chegou a ser tenente do Exército, e chegou a curtir publicações nas redes sociais que apoiavam o marido como presidente, durante o governo Bolsonaro.

Paula Mourão também fez carreira militar e se filiou ao Republicanos em 2022, quando Mourão decidiu concorrer ao Senado

Em 2018, Villas Bôas também fez o que foi considerado, na época, como uma “ameaça velada” ao Supremo Tribunal Federal (STF), e chegou a apoiar atos que pediam intervenção militar.

A filha de Villas Bôas, Ticiana, chegou a aparecer nos relatórios da Polícia Federal (PF), em conversas com Gabriela Cid, esposa do tenente-coronel Mauro Cid, preso em maio deste ano.

Na conversa, Ticiana escreve em teor antidemocrático, prestando apoio a ações golpistas durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), além de ser negacionista, pelo menos no que diz respeito a vacina de combate a Covid-19.

A Poupex

Criada em 1982, a Poupex atua no setor de financiamentos imobiliários para militares.

Ao todo, construiu 155 empreendimentos em todo o Brasil e concedeu mais de 150 mil financiamentos imobiliários, tendo ocupado o 8º lugar, em abril deste ano, do ranking dos agentes financeiros que mais concedem financiamentos.

A associação é administrada pela Fundação Habitacional do Exército (FHE), vinculada às Forças Armadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?