Paredão de fogo se forma durante incêndio em terra indígena. Vídeo
Vídeo feito por um brigadista mostra o “paredão de fogo” às margens do Rio Xingu. Os incêndios atingem a região desde agosto
atualizado
Compartilhar notícia
Um incêndio de grandes proporções está atingindo a vegetação das Terras Indígenas Capoto Jarina e Parque Indígena Xingu, no Mato Grosso. O fogo atinge a região desde o fim de agosto. Na quinta-feira (12/9), os focos de incêndio formaram um grande paredão de fogo e fumaça.
Um brigadista que estava passando de barco pelo Rio Xingu conseguiu registrar o paredão de fogo. Veja vídeo:
De acordo com a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), cerca de 41 terras indígenas foram afetadas pelos incêndios.
As terras indígenas ficam entre os municípios de São José do Xingu e São Félix do Araguaia, a 931 e 1.159 km de Cuiabá, respectivamente.
O fogo já atingiu uma faixa entre 20 km a 30 km. A prefeitura de São José do Xingu atua junto aos órgãos para controlar a situação. O prefeito do município, Sandro José Luiz Costa (União), disse que a prefeitura colocou máquinas para fazer aceiros e tentar conter o fogo. “Além de caminhões pipa, estamos atuando junto com o Ibama, mas a área é muito grande e o município está coberto por fumaça”, explicou ao G1.
A Defesa Civil informou que cerca de 40 brigadistas atuam na região para conter o fogo.