metropoles.com

“Parecia oferecer risco”, afirmam PMs que abordaram youtuber negro

Após o caso, MP-GO instaurou Procedimentos de Investigação Criminal (PICs) para apurar se houve abuso de autoridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Abordagem
1 de 1 Abordagem - Foto: Reprodução

Após uma abordagem que revoltou a internet, contra o jovem youtuber Filipe Ferreira, os policiais militares que participaram da ação na Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal, informaram em depoimento ao Ministério Público, na tarde desta terça-feira (7/5), que o jovem parecia oferecer risco e que seguiram os padrões estabelecidos pela corporação.

“Os policiais alegaram que seguiram os procedimentos legais de padrão da corporação e que, aparentemente, o jovem oferecia risco pela movimentação de suas mãos”, informou o Justiça Luis Antônio Ribeiro, de acordo com o G1.

Como noticiado pelo Metrópoles, o homem negro que gravava conteúdo sobre manobras de bicicleta, foi surpreendido pela Polícia Militar de Goiás no momento em que filmava o para o seu canal.

Nas cenas, que viralizaram nas redes sociais, Ferreira aparece, inicialmente, testando movimentos com a bike. No fundo, é possível ver uma viatura da polícia se aproximando. De repente, um dos policiais desce do carro, pronuncia gritos de ordem e pede para o jovem se afastar. Tão logo Ferreira questiona a abordagem, o agente saca uma arma. “Coloca a mão na cabeça”, diz o policial.

Durante todo o momento, capturado pela câmera de celular do youtuber, um dos policiais mantém a arma apontada. “Esse é o procedimento”, responde depois de ser questionado.

Após o caso, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) instaurou Procedimentos de Investigação Criminal (PICs) para apurar se houve abuso de autoridade durante abordagens praticadas por policiais militares em Cidade Ocidental e em Trindade. Os PICs foram instaurados pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) e pelas Promotorias de Justiça.

Após a cena, o jovem disse que se sentiu constrangido ao ter armas apontadas contra ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?