Paraná Pesquisas: Dantas e Collor têm empate técnico para governo de AL
Pesquisa estimulada mostra o governador Paulo Dantas (MDB) com 24,9% das intenções de voto, enquanto Fernando Collor (PTB) tem 22,8%
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira (7/7) aponta empate técnico entre Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB) na disputa para o governo de Alagoas .
O atual chefe do Palácio República dos Palmares, Paulo Dantas, tem 24,9% das intenções de voto. Já o senador Fernando Collor tem 22,8%. A diferença fica dentro da margem de erro, de 2,6 pontos percentuais.
Em seguida, também aparecem empatados tecnicamente Rodrigo Cunha (União Brasil), com 17,5%, e Rui Palmeira (PSD), com 15,1%. Os dados são da pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Segundo o levantamento, 8,6% disseram não saber em quem vão votar ou não quiseram responder. Já os que afirmaram que votarão nulo ou branco e/ou não votarão somam 11%.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
A consulta ouviu, de forma presencial, 1.510 eleitores de 34 municípios do estado de Alagoas, entre os dias 1° e 5 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º AL-07421.
Pesquisa espontânea
Quando não são apresentados os candidatos aos entrevistados, o percentual de eleitores que não sabe em quem votará para governador de Alagoas é maior do que a soma das intenções de voto de todos os pré-candidatos citados. Segundo a pesquisa, 67,5% não sabem ou não responderam em quem votariam para comandar o estado. Outros 6,9% disseram que votariam nulo ou não votariam.
Neste cenário, Paulo Dantas aparece à frente na corrida, com 10,2%.Fernando Collor tem 5,2% e Rodrigo Cunha, 4%. Renan Filho foi citado por 2,9% dos entrevistados e Rui Palmeira por 2,3%.
Senador
Para representar o estado no Senado Federal, o ex-governador Renan Filho (MDB) aparece em primeiro lugar na pesquisa estimulada, com 48,3% das intenções de voto. Em seguida, estão Davi Davino Filho (PP), com 17,1%, e Ronaldo Lessa (PDT), com 14,8%. Com 1,2%, Mário Agra (PSol) aparece em último lugar.
Os que não sabem ou não responderam são 5,4%, enquanto 13,2% afirmaram que votariam branco, nulo ou nenhum.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.