metropoles.com

Paraná Pesquisas: 61% acham que podem ser punidos por falar e escrever

Percepção de risco sobre expressar pensamento é menor no Sudeste, entre mulheres e mais escolarizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
censura online
1 de 1 censura online - Foto: Getty Images

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (7/5) revela que 61% dos brasileiros consideram que podem ser punidos por falar ou escrever o que pensam. O levantamento foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas. A parcela que considera poder se expressar sem represálias representa 32,4% e 6,6% não souberam responder ou não opinaram sobre a questão.

O gênero que se sente mais tolhido é o feminino. Entre as mulheres, 61,5% consideram que podem falar ou escrever o que pensam. Entre os homens esta percepção reduz ligeiramente, para 60,5%.

Quando o recorte é a faixa etária, a que sente o direito de exercer a liberdade de expressão mais ameaçado é a de 35 a 44 anos: 65,1%.

A preocupação de falar ou escrever o que pensa avança conforme o grau de escolaridade. Entre os que responderam a pesquisa e tem ensino fundamental, 60,2% entendem que podem ser punidos por falar ou escrever o que pensam. Para aqueles com ensino médio, o porcentual sobe para 61,1% e chega ao pico para quem tem ensino superior: 62,2%.

Entre as religiões, os evangélicos são os que têm a maior percepção de que se expressar livremente pode levar a punição: 64,5%. Os católicos são um pouco menos preocupados com a questão: 61%. Mesmo para quem tem outra religião ou não possui nenhuma, o índice supera a metade, chegando a 54,8%.

Na Região Sudeste, o entendimento de que pode ser punido por expressar o que pensa alcança 65,2% da população. Esta é a região do país onde este receio é mais prevalente. Em seguida aparecem as regiões Sul (62,6%), Norte e Centro-Oeste (59,4%) e Nordeste (54,8%).

A pesquisa ouviu 2.020 pessoas do dia 27 de abril a 1º de maio deste ano. Do total, foram entrevistadas 958 pessoas do gênero masculino e 1.062 do feminino. As proporções de gênero, escolaridade, faixa etária e nível econômico foram realizadas levando em conta a base de eleitores brasileiros das Eleições 2020.

Foram ouvidas pessoas em 160 municípios e a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?