metropoles.com

Paraisópolis: “chocado”, Doria agora promete revisar ações da PM

Governador de São Paulo recuou nas declarações, após afirmar que “nada mudaria” no protocolo de atuação na repressão a “pancadões”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO
JOÃO DORIA É EMPOSSADO GOVERNADOR DE SÃO PAULO
1 de 1 JOÃO DORIA É EMPOSSADO GOVERNADOR DE SÃO PAULO - Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO

Pressionado pelo surgimento de uma série de vídeos revelando agressões de policiais militares a frequentadores de bailes funks e moradores de comunidades, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), abandonou a postura inicial tomada logo após a tragédia de Paraisópolis  – que deixou nove mortos após ação desastrada da PM – e admitiu, nesta quinta-feira (05/12/2019), analisar e rever os protocolos de atuação da corporação.

“É uma circunstância inaceitável que a melhor polícia do Brasil utilize de violência ou de força desproporcional, sobretudo quando não há nenhuma reação de agressão”, declarou o tucano.

Logo na segunda-feira (02/12/2019), pouco mais de 24 horas depois das nove mortes na saída de um baile funk, Doria se apressou a sentenciar, categórico: “A política de segurança pública não vai mudar. As ações na comunidade de Paraisópolis e em outras comunidades de São Paulo, seja por obediência da lei do silêncio, por busca e apreensão de drogas ou fruto de roubos, vão continuar. A existência de um fato não inibirá as ações de segurança. Não inibe a ação, mas exige apuração”.

Quatro dias – e vários vídeos de moradores escancarando abusos policiais e protestos contra a violência – depois, o governador paulista alterou o tom.

“Como governador do estado de São Paulo, eu não aceito que no estado onde tendo sido eleito governador esse tipo de procedimento exista. E não mais vai existir”, afirmou Doria, em entrevista coletiva. “Ou pelo menos faremos tudo para que isso não aconteça. E revisar protocolos, revisar treinamentos e comandos para que nenhum policial militar aja dessa maneira.”

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?