metropoles.com

Para Lula, EUA deviam gerar emprego para vizinhos, não construir muro

“Estados Unidos, que deviam cuidar disso gerando emprego para seus países vizinhos, têm uma política de construir um muro”, criticou Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega na cerimônia de apresentação do Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária - Metrópoles
1 de 1 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega na cerimônia de apresentação do Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (17/4) de um fórum que reuniu centenas de empresários do Brasil e da Colômbia, em Bogotá. Durante discurso, o chefe do Executivo defendeu maior integração entre os países da América do Sul e disse que o Estados Unidos constróem muros, ao invés de gerar emprego para países vizinhos.

“É nesse continente [América do Sul] que tem mais desemprego. É nesse continente que, junto com a África, tem mais desnutrição, tem mais fome, tem mais mortalidade infantil e tem menos perspectiva”, discursou o chefe do Executivo brasileiro.

“Por isso, os Estados Unidos, que deviam cuidar disso gerando emprego para seus países vizinhos, têm uma política de construir um muro para proibir que latinos americanos [migrem] à procura de uma chance de trabalho”, criticou Lula.

Ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o petista defendeu uma parceria estratégica para “destravar” burocracias e impulsionar as relações comerciais entre os países.

Além disso, ele argumentou que o Brasil deve assumir uma posição de protagonismo no desenvolvimento da região.

“O Brasil tem responsabilidade porque também é um país pobre, mas é a maior economia, a maior população, a maior produção. Então, o Brasil é tem que tomar iniciativa para conversar com os nossos vizinho. Não querendo hegemonia. Nós queremos construir parceria, oportunidade para todos, uma política de ganha-ganha”, defendeu o presidente do Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?