metropoles.com

Para integrantes do TSE, horário de verão pode prejudicar eleições

Metrópoles apurou que o retorno do horário de verão, neste momento, pode atrapalhar a logística do pleito e provocar equívocos com fusos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Warley Andrade/TV Brasil
Foto colorida do edifício-sede do TSE, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do edifício-sede do TSE, em Brasília - Metrópoles - Foto: Warley Andrade/TV Brasil

O anúncio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o horário de verão poderia ser retomado em 30 dias, ou seja, entre o 1º turno e o 2º turno das Eleições Municipais 2024, provocou forte preocupação entre integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como apurou o Metrópoles, em caso da volta do horário de verão, o TSE teria dificuldade na logística das eleições, além da possível confusão entre os eleitores, principalmente para aqueles que moram no Acre, Amazonas e em Fernando de Noronha (PE), que já têm fuso diferente do horário oficial de Brasília.

Em coletiva de imprensa, na segunda-feira (16/9), o ministro Silveira anunciou que informaria a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, sobre possíveis mudanças. Na ocasião, ele disse que o retorno do horário de verão no Brasil é “muito provável” e será implementado de forma “extremamente planejada”, em cerca de 30 dias.

“O horário de verão costuma aquecer muito algumas áreas do comércio, turismo, bares e restaurantes. Nós estamos vivendo um momento muito bom para a economia brasileira com a inflação baixa, menor taxa de desemprego formal da história, o Brasil cresce muito rápido. Então, nós vamos avaliar o contexto e é muito provável que a gente proponha o horário de verão ao governo para uma decisão final”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

Silveira frisou que o país enfrenta “a pior escassez hídrica dos últimos 93 anos”, com estiagem e índice pluviométrico baixo em todo o território. “O horário de verão passa a ser uma realidade muito premente”, completou ele, explicando que é preciso aumentar a segurança e resiliência do sistema para garantir energia para todos os brasileiros e não deixar a conta de energia subir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?