metropoles.com

Para frear a Covid-19, governo de São Paulo reduz horário de bares

Bares, que vêm causando aglomerações, terão funcionamento reduzido, até as 20h. Venda de bebidas alcoólicas é restringida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Bares lotados em Campinas, São Paulo
1 de 1 Bares lotados em Campinas, São Paulo - Foto: ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo – Após o aumento no número de internações e casos de Covid-19, o governo de São Paulo anuncia, nesta sexta-feira (11/12), novas medidas para tentar conter o contágio por coronavírus. O comércio (incluindo shoppings) passará a poder funcionar por 12 horas – o limite anterior era 10h –, mantendo a capacidade máxima de 40%, prevista na fase amarela, para compras de fim de ano partir de sábado. O limite de funcionamento continua até as 22h.

Bares e restaurantes, que vêm causando aglomerações, terão, contudo, horário de funcionamento reduzido – até as 20h, no primeiro caso, e até as 22h no segundo (a venda de bebidas alcoólicas, no entanto, deve ser interrompida às 20h). A capacidade máxima continua em 40%.

A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos.

5 imagens
Coletiva do governo do estado de SP
Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
O Coordenador Executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, João Gabardo
Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas
1 de 5

Coletiva do governo do estado de SP

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 5

Coletiva do governo do estado de SP

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 5

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 5

O Coordenador Executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, João Gabardo

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 5

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas

Fábio Vieira/Metrópoles

Assim como os restaurantes,  lojas de conveniência em perímetro urbano só poderão vender bebidas alcoólicas até as 20h e deverão fechar às 22h. Nesse caso, os clientes podem permanecer em pé, mas devem seguir as demais normas dos restaurantes. A limitação de venda de bebida alcoólica às 20h vale tanto para o consumo nas lojas como para viagem.

As medidas passam a valer neste sábado (12/12), com validade de 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado. “Os números da Covid-19 recrudesceram em todo o país. E não foi diferente em São Paulo”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. “O lazer noturno acaba sendo um ponto que promove aglomeração das pessoas.”

Desde o dia 2 de dezembro, todo o estado está na fase amarela do Plano São Paulo, que permitia o funcionamento desses estabelecimentos apenas até as 22h, antes das regras anunciadas nesta sexta.

Pelas regras anteriores da fase amarela, bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltaram a ter limitações de horário e capacidade de público. O atendimento presencial em todos os setores tinha ficado restrito a 10 horas diárias e 40% de capacidade.

Na manhã desta sexta, em evento para empresários, o governador João Doria (PSDB) afirmou que vai manter 84% da economia do estado funcionando regularmente, “sem nenhuma restrição”.

Do fim de novembro para cá, o número de hospitalizados passou de 9.689 para 10.670. No mesmo período, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que estava em 52,2% no estado e 59,1% na Grande São Paulo, subiu a 57,5% e 64%, respectivamente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?