metropoles.com

Para Doria, governo prever confisco de vacina demonstra “insanidade”

Mais cedo, governador de Goiás afirmou que “toda e qualquer vacina certificada que for produzida ou importada será requisitada” pelo governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
João Doria (PSDB), governador de São Paulo, durante coletiva de imprensa sobre a vacina da covid-19, no palácio 1
1 de 1 João Doria (PSDB), governador de São Paulo, durante coletiva de imprensa sobre a vacina da covid-19, no palácio 1 - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta sexta-feira (11) que a medida provisória que o governo federal pretende editar para enfrentamento da Covid-19 demonstra “dose de insanidade” por “prever confisco de vacinas”.

De acordo com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que será editada uma medida provisória que vai centralizar e distribuir a vacina.

“Toda e qualquer vacina certificada que for produzida ou importada será requisitada pelo Ministério da Saúde”, disse Caiado no Twitter.

Logo em seguida, Doria respondeu: “Os brasileiros esperam pelas doses da vacina, mas a União demonstra dose de insanidade ao propor uma MP que prevê o confisco de vacinas. Esta proposta é um ataque ao federalismo. Vamos cuidar de salvar vidas e não interesses políticos”.

O Ministério da Saúde ainda não confirmou a edição da medida provisória nem o seu teor.

O governador de São Paulo tem polarizado com o governo federal em relação a adoção da vacina contra o novo coronavírus. A disputa acirrou depois que o Ministério da Saúde recuou na promessa de compra de 46 milhões de doses na Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.

Doria tem pedido que o Ministério da Saúde seja claro e afirme que vai adotar o imunizante do instituto paulista. “Desejamos uma manifestação objetiva, escrita, de que a Coronavac fará parte do Programa Nacional de Imunização. (…) Diante de uma pandemia que leva 850 vidas todos dias, adotem a vacina do [Instituto] Butantan que vocês sabem que é segura”, disse ele na quinta-feira (10).

A Coronavac ainda não tem certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas está na fase final dos testes. Recentemente, o ministro da Saúde afirmou que adotará qualquer vacina certificada pela agência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?