metropoles.com

Para Cade, fixar preço do frete dos caminhoneiros impede concorrência

Para Alexandre Cordeiro, superintendente do órgão, a tabela deveria ser referência através da qual empresas deveriam decidir valores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-05-29 at 09.47.47
1 de 1 WhatsApp Image 2018-05-29 at 09.47.47 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Para Alexandre Cordeiro, superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do ponto de vista da concorrência, o tabelamento de preços mínimos para o frete é ruim e anticompetitivo. Ele ressaltou, no entanto, ser possível o governo decidir regular o mercado e intervir, afastando, assim, a competência do Cade em julgar se o tabelamento de valores fere a concorrência.

“O Cade defende os preços livres a serem determinados pelo mercado. Sob o ponto de vista da concorrência, tabela é ruim por tirar a competição por preço, mas pode ser uma opção política do estado regular. Não cabe ao Cade dizer se é boa ou ruim”, afirmou.

Na segunda-feira (28/5), o governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) medida provisória instituindo a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Carga. O documento prevê a publicação de uma tabela pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com preços mínimos para o frete.

De acordo com Cordeiro, a jurisprudência do Cade permite a utilização de tabelas de preços de referência, através da qual empresas podem cobrar mais ou menos pelo produto. O Cade já condenou a adoção de preços mínimos impostos por associações médicas a planos de saúde e de preços mínimos utilizados por corretores de imóveis.

Investigação
Depois de abrir na última sexta-feira (25), investigação contra associações de caminhoneiros e de transportes de carga, Cordeiro disse que começará a chamar presidentes e diretores das entidades para prestar depoimento acerca da suspeita de envolvimento de empresas privadas na paralisação para obter vantagens.

Nesta terça-feira (29), às 15h, o conselho fará uma sessão extraordinária para discutir o tema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?