Para 70% dos brasileiros, há corrupção no governo atual, diz Datafolha
Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados acham que há corrupção no Ministério da Saúde, e que o presidente sabia dela, 64%
atualizado
Compartilhar notícia
Com a CPI da Covid-19 e as pautas de compras de vacinas, o brasileiro tem se mostrado desiludido da honestidade do governo de Jair Bolsonaro. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Datafolha, que indica que 70% dos adultos entrevistados acreditam que haja corrupção no governo atual.
Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados acham que há corrupção no Ministério da Saúde, e que o presidente sabia dela, 64%
Para chegar ao resultado, o instituto entrevistou 2.074 pessoas com mais de 16 anos, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
A pesquisa ainda mostra que, os grupos que mais veem corrupção na gestão são mulheres (74%), jovens (78%), moradores do Nordeste (78%) e, também, os que reprovam o governo (92%).
O Datafolha também aponta que o único grupo pesquisado em que a opinião negativa sobre corrupção não é
majoritária é o dos empresários (2% dos ouvidos), no qual 50% creem haver malfeitos, empatados com os 48% que discordam. Já aqueles que acham que não há corrupção no governo federal perfazem
23% da amostra.
Nesses casos, a crença na probidade do governo é maior entre homens (28%), pessoas com mais de 60 anos (29%), e os nichos evangélicos (30%) e moradores do Norte/Centro-Oeste (31%).
A taxa também dispara entre os que aprovam o governo (60%) e os que confiam na palavra do presidente (74%). No cômputo geral, contudo, o primeiro grupo soma 24% e o segundo, 15%.