Pantanal: operação Arraial São João da PF combate incêndios criminosos
Os investigados são suspeitos de atear fogo em uma área de 30 mil hectares para criação de gados. O fogo chegou até a Bolívia
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (10/10), deflagrou a operação Arraial São João com o intuito de combater incêndios criminosos, desmatamento, exploração ilegal de terras da União e associação criminosa na região de Corumbá (MS).
A Justiça Federal de Corumbá-MS expediu três mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF juntamente com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Igro-MS).
Os incêndios investigados ocorreram neste ano e, segundo a investigação revelou, as áreas queimadas são alvos reiterados deste tipo de crime ambiental e depois também se tornaram áreas de grilagem com realização de fraudes junto aos órgãos governamentais.
Também são investigados casos de manejo de gado irregular, proveniente da Bolívia, na área devastada.
Peritos da Polícia Federal identificaram que aproximadamente 30 mil hectares do Pantanal foram incendiados pelos investigados. A PF informou que o fogo começou em 1º de junho e teve ápice em 21 e 23 de junho, época da festa de São João.
Segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
Veja o vídeo