“Pânico”, relata homem que resgatou 12 pessoas após naufrágio na BA
Homem comandava uma segunda embarcação e foi o primeiro a chegar ao local; acidente deixou cinco mortos
atualizado
Compartilhar notícia
Primeiro a chegar no local em que um barco naufragou, na cidade de Madre de Deus, na região metropolitana da Salvador, o empresário Frank Santos auxiliou no resgate de 12 pessoas. A embarcação naufragou na noite desse domingo (21/1) e o acidente teria sido provocado por uma briga.
“Quando avistei alguns coolers boiando me dirigi à embarcação que estava naufragada e pude identificar que tinha muita gente em pânico. Me desloquei ao Porto de Madre de Deus, larguei a outra embarcação fazendo socorro, deixei o pessoal que estava na minha embarcação e retornei”, contou Frank, em entrevista à TV Bahia.
O acidente com o barco deixou cinco pessoas mortas, quatro feridos e duas pessoas ainda são procuradas no mar.
Segundo Frank, que comandava outra embarcação, o barco que naufragou estava lotado e levava cerca de 27 pessoas. “Pedi para levar a minha outra embarcação e trouxemos mais quatro pessoas vivas. Fizemos um mergulho no barco, não achamos nada e arrastamos a embarcação para a terra”, relatou.
“Consegui tirar 12 pessoas e um parceiro tirou mais três. Outro parceiro conseguiu tirar pelo menos umas 10 pessoas. Com duas que temos certeza que estão desaparecidas, dá umas 27 pessoas”, relatou o homem.
Naufrágio após briga
Segundo Frank, o naufrágio teria sido provocado por uma briga. “Houve realmente uma briga no terminal, mas eu vi essas pessoas entrando na embarcação e eles tinham se resolvido. No meio do caminho, o colega me avisou que houve outra briga entre eles”, disse Frank Santos.
“Talvez o pessoal correndo para um lado e outro, acabou virando a embarcação. A cena foi muito feia, me segurando para não derramar lágrimas, porque tinham muitas crianças chorando, mães e pais. Lamentável”, explicou o comandante.
A embarcação fazia o trajeto da Ilha Maria Guarda para o município, que fica em uma região turística que registra alto movimento neste período do ano. O naufrágio aconteceu por volta das 22h, quando os passageiros voltavam de uma festa.
Lotação máxima
De acordo com testemunhas, a embarcação tem capacidade para 10 pessoas, porém estava lotada. Ainda não se sabe a quantidade total de pessoas presentes.
Segundo informações da Marinha do Brasil, as vítimas que morreram são quatro adultos e uma criança. Elas foram identificadas como:
- Yan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos;
- Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos;
- Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos;
- Caroline Barbosa de Souza, de 17 anos;
- Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos.
Outras seis pessoas foram levadas para o Hospital Municipal de Madre Deus. Duas já tiveram alta, três foram levadas para Salvador e uma aguarda transferência para uma unidade de saúde também na capital.
Desaparecidos
Uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local para conduzir as buscas dos possíveis desaparecidos, em conjunto com outros órgãos, além de apurar o ocorrido e coletar informações.
Oficialmente duas pessoas são procuradas: uma criança e um adulto. O Corpo de Bombeiros não descarta que outras pessoas estejam desaparecidas.
Participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – (COPPA) da Polícia Militar, uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e outras embarcações civis.
A Marinha informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) pela CPBA, para apurar as causas e circunstâncias do acidente.
Concluído o procedimento, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.