metropoles.com

País é condenado em Corte da OEA por chacinas no Rio de Janeiro

Foi a primeira vez que o Estado brasileiro recebeu condenação do tribunal por casos de violência policial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock/Reprodução
arma
1 de 1 arma - Foto: Istock/Reprodução

A Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil pela falta de investigação e punição aos responsáveis pela morte de 26 pessoas em operações policiais no Rio de Janeiro. O caso se refere a chacinas em Nova Brasília, ocorridas em 1994 e 1995. Até hoje, ninguém foi julgado ou condenado pelos crimes.

Na sentença divulgada na sexta-feira (12/5), a Corte da OEA determinou que o Brasil reabra o processo e as investigações do episódio. Foi a primeira vez que o Estado brasileiro recebeu condenação da Corte por casos de violência policial. Em cada uma das duas chacinas, 13 pessoas foram mortas.

Na matança de 1994, há ainda a denúncia de que três jovens de 15 e 16 anos foram estupradas por policiais. A reparação às vítimas ordenada pela Corte inclui uma instalação de uma placa com o nome dos mortos e o pagamento de indenização compensatória aos familiares.

A chacina de outubro de 1994 fez parte de uma operação da Polícia Civil em busca de carros roubados, drogas e armas, dias depois de traficantes do Complexo do Alemão metralharem uma delegacia na região. Em maio de 1995, a Polícia Civil comandou outra operação em Nova Brasília.

Os corpos das vítimas foram tirados da favela em um carro de lixo antes que a perícia chegasse. Os dois inquéritos chegaram a ser enviados ao Ministério Público, mas foram arquivados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?