metropoles.com

Painel instalado por sindicato contra Bolsonaro na UFRJ gera polêmica

Vídeo que circula nas redes sociais mostra frases como “Bolsonaro é Genocida”; “genocídio é um extermínio deliberado” e “fora, Bolsonaro”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Adriana Cruz/Metrópoles
Protesto contra Bolsonaro gera polêmica na UFRJ
1 de 1 Protesto contra Bolsonaro gera polêmica na UFRJ - Foto: Foto: Adriana Cruz/Metrópoles

Rio de Janeiro – A instalação de um painel de lead em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nessa sexta-feira (9/4) gerou polêmica, na Urca, zona sul do Rio, onde funciona a Escola de Comunicação.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o equipamento trazia dizeres como  “a morte é o projeto”; “Bolsonaro é genocida”; “genocídio é extermínio deliberado”; “fora, Bolsonaro”, “queremos vacina no braço e comida no prato”, lembrando ainda as mais de 345 mil mortes pela Covid-19, além da sigla do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj).

Veja o vídeo:

Em nota, a universidade esclareceu que “a Reitoria da UFRJ e a Prefeitura Universitária informam que a colocação de painel de LED no campus Praia Vermelha é de responsabilidade exclusiva do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), não sendo, portanto, comunicação oficial da Universidade”. No muro do Instituto Philippe Pinel, próximo ao campus, foi escrita a palavra genocida.

Em outro trecho, a universidade criticou o protesto. “Consideramos inadequada a instalação do painel no referido campus, principalmente durante a pandemia. Reiteramos que, durante o pior momento da maior crise sanitária deste século, apenas as atividades essenciais devem ocorrer de forma presencial”.

O documento destacou ainda que “nosso compromisso é com o Brasil. Ainda que não compactuemos com atitudes equivocadas no combate à Covid-19, que tem ceifado milhares de vidas diariamente no país, precisamos ratificar nosso compromisso irrestrito com os princípios que regem a administração pública”.

Testemunhas chegaram a informar que houve confusão para a retirada do painel, mas em nota a Polícia Militar do Rio alegou que não procede a informação de que o  2ºBPM (Botafogo) foi acionado. Procurados, os representantes do Sindicato não foram localizados. O Palácio do Planalto também não se pronunciou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?