metropoles.com

Paim é escolhido relator do decreto que reconhece calamidade no RS

O projeto enviado pelo governo para acelerar o envio de verbas para o estado em virtude da tragédia climática será votado hoje no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
paulo-paim1
1 de 1 paulo-paim1 - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi escolhido nesta terça-feira (7/5) relator do projeto derivado da mensagem presidencial que reconhece o estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas fortes registradas nos últimos dias. O congressista anunciou sua designação na rede social X (ex-Twitter).

Paim afirmou que o texto será votado nesta terça no plenário do Senado. A proposta assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá “celeridade” aos atos do governo para atender os municípios gaúchos até 31 de dezembro de 2024.

Na segunda-feira (6/5), o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados. O PDL nº 236/24 foi relatado pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS). O parlamentar afirmou que o decreto tem valor importante de união em torno da tragédia que o Rio Grande do Sul está sofrendo. “Abre as portas para colocar recursos da União em uma escala importante no Rio Grande do Sul. Há mais ou menos R$ 5 bilhões que podem ser usados sem causar dano nas metas fiscais (de Itaipu, da Petrobras)”, disse.

A proposta foi construída pelo governo federal em conjunto com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A população gaúcha sofre com as consequências das chuvas fortes registradas ao longo dos últimos dias. São 90 mortes registradas e 132 desaparecidos. Até o momento, 1.367.506 pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 388 municípios. Desse total, quase 156 mil estão desalojadas, e outras 48 mil foram acolhidas em abrigos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?