Filho conta que pai morreu em ciclone no RS ao tentar salvar cachorro
Evandro Bertoldi, de 68 anos, adorava animais. O morador de Muçum morreu durante tempestade formada pelo ciclone que atinge a região
atualizado
Compartilhar notícia
Os governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina confirmaram 42 mortes por causa do ciclone que atinge a região desde o início da semana. Diversos nomes das vítimas começam a ser confirmados. Um deles foi de Evandro Bertoldi, de 68 anos. De acordo com o filho dele, Leandro, o pai morreu ao tentar resgatar um cachorro da enchente que atingiu a cidade de Muçum.
Leandro foi até o Departamento Médico Legal de Porto Alegre para identificar o corpo. Ele conta que estava em Roca Sales, vizinha de Muçum, para apoiar familiares e partir de segunda (4/9) para terça-feira (5/9) não conseguiu mais contato com o pai.
“Fiquei sabendo por populares que ele estava na casa do vizinho e viu um cachorrinho, se afogando. Como ele gosta de animais, foi tentar socorrer o cachorro e não voltou”, afirmou ao G1. Ao chegar à cidade, um vizinho informou a Leandro que o pai tinha morrido.
Leandro contou do desespero e da tristeza que tomou conta da família. Primeiro, ao chegar ao hospital, onde o corpo do pai estava. “Cheguei lá e estava encostada a carreta para carregar os corpos”, lembra. “Não desejo para ninguém. Tenho uma irmã, a Gabriela. Ela está em pânico. Só sobramos eu e ela”, aponta.
A filha de Leandro também está inconsolável porque tinha marcado com o avó de acompanharem uma cavalgada. “A minha filha só chora. Ela tinha combinado com o meu pai. Ia chegar uma cavalgada lá no município, e ele ia lá ver com ela”, conta.
Mortes por causa do ciclone
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 25 pessoas ainda estão desaparecidas. A cidade de Muçum é a que mais registrou óbitos: foram 15, no total. Em segundo lugar, está o município de Roca Sales, com 10 mortes.
Veja a lista de óbitos por município no Rio Grande do Sul:
Óbitos: 41
- Cruzeiro do Sul: 4
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 15
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 10
- Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 25
- Arroio do Meio: 8
- Lajeado: 8
- Muçum: 9
Pessoas resgatadas: 3.037
Municípios afetados: 83
Desabrigados: 2.944
Desalojados: 7.607
Afetados: 122.992
Feridos: 43
Dos 15 mortos confirmadas em Muçum, 13 tiveram o nome confirmado. Veja:
- Sebastião Nunes de Oliveira (60);
- Claire Bonatto (87);
- Vagner Lourenzi (43) e seu pai Danilo Lourenzi (71);
- Macximiliano Ricardo Pietta (46) e seu pai Álvaro Pietta (75);
- Zilda Bonatto Amaral (91);
- Hedy Cattaneo (87);
- Evandro Bertoldi (67);
- Genecilde de Freitas (52);
- Leonardo Menegildo (43);
- Sueli Baldo Pereira (84);
- Leda Ana Spessatto (65)