Pai e filho são suspeitos de manter idoso em trabalho escravo no ES
De acordo com a PF, o idoso foi resgatado em maio deste ano, apresentando lesão na perna e em estado degradante
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (19/12), quatro mandados de busca e apreensão no município de Presidente Kennedy, Espírito Santo, contra pai e filho suspeitos de manterem um idoso de 71 anos em condição análoga à de escravo, além de coagir testemunhas.
De acordo com a PF, a vítima foi resgatada em maio deste ano, apresentando lesão na perna e em estado degradante. O homem trabalhou cerca de 15 anos sem receber salário fixo. Os agentes apreenderam armas e munições na casa dos investigados.
Confira os itens apreendidos:
Documentos do idoso eram retidos
A investigação mostrou que apenas era repassado uma quantia em dinheiro para garantir somente a sobrevivência do idoso. Além disso, os documentos e cartão bancário estavam retidos com o empregador, que se apoderava do benefício previdenciário da vítima.
Caso condenados, os suspeitos podem responder pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo — previsto no Estatuto da Pessoa Idosa — e coação de testemunha no curso do processo ou investigação, cujas penas máximas somadas chegam a 19 anos.