Pagamento do 13º faz PIX bater recorde de transações diárias
Segundo o Banco Central, as transações diárias pelo PIX tiveram recorde na última segunda-feira (20/12)
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com dados do banco de informações do PIX, do Banco Central, as transações na ferramenta bateram o recorde diário na última segunda-feira (20/12). Ao todo, foram registradas 51,9 milhões de transferências e pagamentos. A semana coincide com o prazo para depósito do 13º salário.
O valor foi maior, inclusive, que a movimentação do dia do pagamento da primeira parcela do 13º, em 30 de novembro. Foram 50,3 milhões de transações no dia 10 de dezembro, contra 46,1 milhões no último dia 30. Trata-se das maiores movimentações nesses dois meses.
A ferramenta completou um ano no dia 16 de novembro e já conta com mais de 112,6 milhões de usuários. Segundo o Banco Central, foi o sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida no mundo. Entre erros e acertos, a nova ferramenta facilitou transferências e viabilizou novos modelos de negócio.
Desde o lançamento, o sucesso do PIX foi consolidado entre pessoas físicas, que respondem por 93,4% dos usuários cadastrados atualmente. Já entre empresas, a adesão foi mais lenta, com 7,4 milhões (6,57% dos usuários).