metropoles.com

Paes vai desobedecer comitê e manter máscaras em locais fechados no RJ

Plano era retirar a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados ao atingir 75% da população vacinada com as duas doses ou dose única

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metropoles
Eduardo Paes em agenda do governador Cláudio Castro sobre leilão da Cedae
1 de 1 Eduardo Paes em agenda do governador Cláudio Castro sobre leilão da Cedae - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Rio de Janeiro –  O prefeito Eduardo Paes informou que, mesmo que o Comitê Científico mande na condução das ações referentes à pandemia, ele não deverá acatar o plano de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados quando a cidade atingir 75% da população vacinada com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.

“Tem uma série de gatilhos previstos pelo Comitê Científico. Entre elas, o fim da obrigação de utilização de máscaras em locais fechados. Eu ainda não sei se vou acompanhar o comitê cientifico. Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado”, explicou o prefeito no vídeo (Veja abaixo).

A meta  de 75 % da população imunizada deve ser atingida até o fim de semana. “Acredito que até sábado (13/11), a gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê cientifico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses.”

Ainda segundo o prefeito, a experiência de desobrigar o uso da proteção facial em locais abertos gerou a impressão de que as pessoas passaram a usar mais as máscaras. “E ainda teve um dado super importante: mais de 370 mil pessoas que não tinham se vacinado receberam a primeira dose depois que exigimos o passaporte da vacina. Pegamos essas pessoas que estavam escapando da imunização”, disse.

Internações e vacinação no Rio

O prefeito também comemorou a redução nos números da doença na cidade. “O número de internados, de casos graves e óbitos estão caindo toda semana, todo dia, toda hora. A gente teve, salvo engano, de ontem para hoje, zero internações. Nós já tivemos mais de mil e quinhentas pessoas internadas, principalmente no Ronaldo Gazolla, em Acari. Neste momento, devemos ter menos de 100 pessoas internadas”, afirmou.

No início da tarde, o Rio atingiu a marca de 71,2% da população adulta da cidade com vacinação completa (segunda dose ou a dose única da vacina contra a Covid). A capital fluminense também atingiu 90,8% da população total com o ciclo de imunização completo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?