Paes vai desobedecer comitê e manter máscaras em locais fechados no RJ
Plano era retirar a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados ao atingir 75% da população vacinada com as duas doses ou dose única
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O prefeito Eduardo Paes informou que, mesmo que o Comitê Científico mande na condução das ações referentes à pandemia, ele não deverá acatar o plano de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados quando a cidade atingir 75% da população vacinada com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19.
“Tem uma série de gatilhos previstos pelo Comitê Científico. Entre elas, o fim da obrigação de utilização de máscaras em locais fechados. Eu ainda não sei se vou acompanhar o comitê cientifico. Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado”, explicou o prefeito no vídeo (Veja abaixo).
A meta de 75 % da população imunizada deve ser atingida até o fim de semana. “Acredito que até sábado (13/11), a gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê cientifico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses.”
Ainda segundo o prefeito, a experiência de desobrigar o uso da proteção facial em locais abertos gerou a impressão de que as pessoas passaram a usar mais as máscaras. “E ainda teve um dado super importante: mais de 370 mil pessoas que não tinham se vacinado receberam a primeira dose depois que exigimos o passaporte da vacina. Pegamos essas pessoas que estavam escapando da imunização”, disse.
Internações e vacinação no Rio
O prefeito também comemorou a redução nos números da doença na cidade. “O número de internados, de casos graves e óbitos estão caindo toda semana, todo dia, toda hora. A gente teve, salvo engano, de ontem para hoje, zero internações. Nós já tivemos mais de mil e quinhentas pessoas internadas, principalmente no Ronaldo Gazolla, em Acari. Neste momento, devemos ter menos de 100 pessoas internadas”, afirmou.
No início da tarde, o Rio atingiu a marca de 71,2% da população adulta da cidade com vacinação completa (segunda dose ou a dose única da vacina contra a Covid). A capital fluminense também atingiu 90,8% da população total com o ciclo de imunização completo.