metropoles.com

Paes sobre indicadores da Covid no Rio: “A gente não está tranquilo”

Cidade tem mais de mil internações, fila de 51 pessoas aguardando leito e taxa de ocupação de UTI acima dos 90%. Vacinação segue suspensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Rio de Janeiro – A cidade do Rio ultrapassou a marca de mil pessoas internadas nas unidades de saúde por complicações decorrentes de infecção pela Covid-19. Ao todo, 1.091 pacientes seguem recebendo assistência médica em hospitais da rede municipal de saúde.

O número, associado à taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede SUS na capital, que segue acima dos 90%, à quantidade de pacientes que aguardam transferência, que até a noite deste domingo (14/3) eram 51 e à falta de doses de vacina, que motivou a suspensão do serviço, mantém a prefeitura em alerta, colocando em dúvida a eficácia do plano municipal de enfrentamento do vírus.

Durante uma agenda pública no domingo, o prefeito Eduardo Paes (DEM) chegou a sinalizar que a média móvel de mortes diminuiu, mas admitiu que a situação do município é delicada e preocupante.

“A gente não está tranquilo. Temos aumento de internação, de casos e de busca por atendimento nas unidades de saúde e, então, é importante que a população ajude e respeite as determinações” disse, pontuando as constantes situações de descumprimento das medidas sanitárias pelos cariocas.

Durante o fim de semana, as praias da cidade ficaram lotadas, em especial a orla de Copacabana, que recebeu manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Milhares de pessoas se reuniram na Avenida Atlântica – a maioria dos manifestantes estava sem máscaras, entre eles, dezenas de idosos – contra as medidas restritivas e a possibilidade de um lockdown do Rio.

A Polícia Militar acompanhou todo o ato, mas informou que não houve irregularidades a serem registradas no evento. A prefeitura não se manifestou sobre o evento e as irregularidades promovidas no protesto.

Vacinação

Ao mesmo tempo, o calendário de vacinação segue sem previsão de ser retomado. A imunização para primeiras doses foi interrompida na última sexta-feira (12/3), quando seriam vacinadas pessoas com 75 anos.

No domingo (14/3), Paes disse que depende do Ministério da Saúde e, como as informações dadas pelo governo federal mudam a todo o tempo, não dará mais previsão de data para a retomada do serviço.

“Infelizmente, aí, só o governo federal mandando a vacina. A informação é que chegaria mais na terça ou na quarta-feira. Mas, enfim, não quero confirmar porque tantas vezes deixou de acontecer, né? Então, a gente vai esperar terça-feira ou quarta-feira. Aqui no Rio, se chegar vacina, a gente vai aplicar”, afirmou.

4 imagens
1 de 4

Eduardo Paes inaugura placa em homenagem a Marielle Franco

Bruno Menezes/Metrópoles
2 de 4

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 4

4 de 4

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?