Paes quer oferecer terceira dose da vacina para idosos ainda em 2021
O reforço da imunização em idosos está em discussão pelo comitê científico do município, junto com a Fiocruz e o Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), espera oferecer uma terceira dose do imunizante contra a Covid-19 para idosos ainda este ano, como um reforço.
Em entrevista à GloboNews, nesta quinta-feira (1º/7), Paes afirmou que há uma previsão de cerca de 600 milhões de doses chegarem até o fim do ano no país. “Então, existe a possibilidade da gente, terminando essa primeira fase, retomar a vacinação para pessoas idosas”, declarou o prefeito.
O reforço em idosos, no entanto, ainda está em discussão pelo comitê científico, junto com a Fiocruz e o Ministério da Saúde.
“São tratativas que a gente tem que fazer com o Ministério da Saúde. Desde o início, nós seguimos o Programa Nacional de Imunização. A gente entende que é importante que o SUS tenha de ser respeitado. Mas assim desejo que a gente, ainda esse ano, se possível, possa propor uma nova rodada de vacinação para pessoas mais velhas”, explicou.
Nesta quinta, a prefeitura voltou a acelerar o calendário de vacinação. Nas próximas duas semanas, pessoas com idade entre 42 e 37 anos devem ser vacinadas. Dessa forma, está previsto que todos com mais de 18 anos estejam com, pelo menos, a primeira dose aplicada até o fim de agosto.