Paes suspende restrições, mas mantém uso de máscara em locais fechados
Em decreto publicado nesta sexta-feira (12/11), prefeitura revoga medidas restritivas da pandemia, exceto obrigatoriedade de proteção facial
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, revogou medidas restritivas impostas durante a pandemia, mas manteve o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do RJ nesta sexta-feira (12/11). A administração municipal previa promover a flexibilização quando a cidade tivesse 75% da população completamente imunizada contra a Covid-19.
Paes suspendeu uma resolução conjunta firmada entre as secretarias municipal e estadual de Saúde. O ato estabelecia medidas de restrição, a partir da classificação de risco das regiões.
No documento, publicado em janeiro deste ano, estava previsto o uso obrigatório de máscaras em locais abertos de uso coletivo, quando garantida a distância superior a quatro metros.
De acordo com o Boletim Epidemiológico, a cidade está próxima da marca de 73% da população com cobertura vacinal completa, com duas doses ou aplicação única. A expectativa é que atinja os 75% de imunizados na capital, já nos próximos dias.
No entanto, Eduardo Paes já havia demonstrado, no decorrer da semana, que iria estudar a manutenção do uso obrigatório de máscaras em locais fechados. O prefeito, entretanto, afirmou que pretendia desobedecer ao comitê científico, que sugeriu a liberação.
Além disso, a prefeitura depende do aval do governo do estado, assim como ocorreu para a liberação o uso da proteção em ambientes abertos.
Atualmente, os municípios só podem liberar o uso em local aberto caso atinjam a cobertura de 65% da população vacinada. Ainda não há regras definidas sobre a flexibilização em locais fechados. A Secretaria Estadual de Saúde deve se reunir para debater o tema no dia 19 de novembro.