metropoles.com

Paes anuncia Réveillon com fogos em Copacabana e em outros 9 pontos

“Visitantes do Brasil venham para o Rio de Janeiro. A cidade está aberta, o nível de restrições é muito baixo”, disse o prefeito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Monteiro/SECOM
reveillon copacabana brasil virada ano fogos praia pandemia 4
1 de 1 reveillon copacabana brasil virada ano fogos praia pandemia 4 - Foto: Gabriel Monteiro/SECOM

Rio de Janeiro – O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou nesta quinta-feira (9/12) que haverá festa de Réveillon com queima de fogos na Praia de Copacabana e em outros nove pontos espalhados pela cidade.

Em coletiva de imprensa, o prefeito convidou os turistas para visitarem o Rio e destacou que a cidade é uma das com maior grau de flexibilização. Ele ressaltou que pontos turísticos estarão abertos prontos para receber os visitantes que estejam com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Veja abaixo os detalhes anunciados na coletiva:

5 imagens
Informes sobre transportes no Réveillon do Rio
Trânsito em Copacabana no Réveillon
Bloqueio de acesso a partir das 19h em Copacabana
Premissas para a festividade do Rio
1 de 5

Informes Réveillon Rio

Divulgação/Prefeitura do Rio
2 de 5

Informes sobre transportes no Réveillon do Rio

Divulgação/Prefeitura do Rio
3 de 5

Trânsito em Copacabana no Réveillon

Divulgação/Prefeitura do Rio
4 de 5

Bloqueio de acesso a partir das 19h em Copacabana

Divulgação/Prefeitura do Rio
5 de 5

Premissas para a festividade do Rio

Divulgação/Prefeitura do Rio

“Visitantes do Brasil venham para o Rio de Janeiro. A cidade está aberta, funcionando, o nível de restrições é muito baixo, os bares funcionam, os restaurantes funcionam, as rodas de samba funcionam, as casas de show funcionam. Os museus estão abertos, as praias estão lindas. A única coisa que nós pedimos é que venham aqueles vacinados”, disse.

De acordo com o prefeito, quem não estiver vacinado poderá se imunizar assim que chegar à cidade.

Na última semana, a incerteza sobre o rumo da festa de Ano-Novo foi tema de debate entre os governos municipal e estadual. No sábado (4/12), Paes chegou a anunciar em rede social o cancelamento da queima de fogos na Praia de Copacabana e em outros pontos da cidade, como tradicionalmente ocorre.

Nesta quinta, no entanto, ele recuou oficialmente e disse que a confirmação da festa ocorre com base na ciência. “Eu, como gestor político, tomo uma decisão assim porque estou embasado no comitê científico, essas são as pessoas que orientam o nosso encaminhamento”, disse.

O Comitê Científico do estado contra a Covid-19 aprovou na quarta (8/12) a realização da queima de fogos na Praia de Copacabana na virada do ano, desde que sejam adotadas medidas para evitar aglomerações, entre elas o fechamento do acesso ao bairro para estacionamento.

Na ocasião, o governador Cláudio Castro (PL) sustentou que estado e prefeitura chegariam a um consenso até sexta-feira (10/12)  sobre as celebrações e toda a estrutura montada para receber 2022.

Castro frisou que, apesar de ele e o prefeito defenderem os fogos, os técnicos da Saúde é que sustentariam o planejamento. Entre as decisões dos comitês científicos municipal e estadual, vale a mais restritiva.

Planejamentos 

A festa está planejada para ocorrer em 10 locais da cidade: Copacabana, Flamengo, Piscinão de Ramos, Ilha do Governador, Igreja da Penha, Parque Madureira, Bangu, Praia de Sepetiba, Recreio e Barra da Tijuca.

“Tivemos como premissa que nós teremos espetáculos com fogos de artifícios que sejam visíveis por diversos pontos da cidade. Por que isso? Nós queremos uma festa o mais democrática possível e, obviamente, o nosso desejo é de não haver muita concentração de pessoas no principal Réveillon, que é o de Copacabana”, afirmou Paes.

De acordo com o prefeito, serão espalhadas 25 torres de som por Copacabana e 10 balsas carregarão os fogos de artifício para o show pirotécnico. No entanto, haverá restrição de pessoas na região e, no local, serão permitidos apenas moradores e visitantes que estiverem hospedados no bairro. As demais localidades contarão apenas com queima de fogos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?