metropoles.com

Padre Julio Lancellotti recebe medalha da Ordem do Mérito de Lula

Condecoração ao padre Julio Lancellotti saiu no Diário Oficial da União desta terça (29/8), dias depois de ele receber carta com ameaça

atualizado

Compartilhar notícia

Redes sociais/Reprodução
Imagem colorida mostra Padre Julio Lancellotti - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Padre Julio Lancellotti - Metrópoles - Foto: Redes sociais/Reprodução

O padre Julio Lancellotti, conhecido por seu trabalho com moradores de rua em São Paulo, vai receber a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Grau de Grã-Cruz. A condecoração para o religioso foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29/8), dias após ele receber uma carta com ameaça.

“O presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, resolve: admitir, na Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Grau de Grã-Cruz, Julio Renato Lancellotti, pedagogo e presbítero católico brasileiro”, diz o texto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Dino usou suas redes sociais para informar que será organizada uma solecidade para homenagear o trabalho social de Júlio Lancellotti. “Feliz que o presidente Lula acolheu a nossa proposta”, escreveu no Twitter.

6 imagens
O padre Julio Lancellotti
Ele transferiu para as redes sociais a capacidade de mobilização que conquistou ao longo da vida religiosa no trabalho de assistência à população de rua na cidade de São Paulo
Padre Júlio Lancellotti é vacinado em São Paulo
Padre Julio Lancellotti, Lula e Janja
Padre Júlio Lancellotti recebe prêmio de direitos humanos da Prefeitura de SP
1 de 6

Bilhete com ameaças ao padre Julio Lancellotti

Redes sociais/Reprodução
2 de 6

O padre Julio Lancellotti

@padrejulio.lancellotti/ Instagram
3 de 6

Ele transferiu para as redes sociais a capacidade de mobilização que conquistou ao longo da vida religiosa no trabalho de assistência à população de rua na cidade de São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 6

Padre Júlio Lancellotti é vacinado em São Paulo

Fábio Vieria/Metrópoles
5 de 6

Padre Julio Lancellotti, Lula e Janja

Reprodução
6 de 6

Padre Júlio Lancellotti recebe prêmio de direitos humanos da Prefeitura de SP

Reprodução

No último domingo (27/8), o padre recebeu, na porta da paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, uma ameaça por meio de um bilhete anônimo deixado na porta de sua igreja.

O bilhete, publicado por Lancelotti em suas redes sociais, diz: “Padreco de merda. Pensa que aki (sic) é partido político. Defensor dos direitos dos bandidos. Petista vagabundo. Usa o povo pra te favorecer. Seu dia de reinado aki (sic) vai acabar. Pode esperar. FDP”.

Uma câmera identificou o aposentado Wilson Aliano, de 72 anos, como o suposto autor do ato. Aliano afirmou ao Metrópoles, que teria misturado medicação com bebida alcoólica antes de deixar o bilhete com difamações e uma ameaça. “Estava sozinho em casa, tomando remédio para labirintite. Fui cair na asneira de tomar uma cerveja. Aí fiquei pensando, me deu uma revolta, escrevi [o bilhete]. Aí mandei esse bilhete mesmo, fui de cara limpa lá, para saber quem eu era mesmo. Sabia que tinha câmera, era para me reconhecer mesmo.”

Segundo o idoso, ele teria ficado pensando na doação da igreja em que Lancellotti atua, feita pela família de Aliano. Segundo a Arquidiocese de São Paulo, a capela foi de fato doada pela família Aliano à Cúria Metropolitana, em 1960.

Solidariedade de Lula ao padre Julio Lancellotti

Pelas redes sociais, Lancellotti recebeu diversas expressões de solidariedade. Uma delas veio do presidente Lula.

“O padre recebeu ameaças criminosas e inaceitáveis na porta da igreja”, escreveu Lula “Um fiel seguidor dos princípios de Jesus, Júlio Lancellotti é uma referência no acolhimento e no cuidado de quem mais precisa, sobretudo das pessoas em situação de rua da capital. Tenho dito que não podemos tolerar a cultura do ódio no nosso país. Precisamos virar esta triste página da nossa história”, diz ainda o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?