Padre celebra missa on-line com nomes de 480 fiéis em bancos
Em Itamari (Bahia), o padre Archimedes Neto usou a criatividade para manter as pessoas unidas durante celebrações via internet
atualizado
Compartilhar notícia
Em Itamari, pequena cidade no sul da Bahia, com 7,9 mil habitantes, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) obrigou um padre a usar a criatividade na celebração das missas. O estado registra, até o momento, 34 casos da doença.
Transmitidas on-line, as celebrações não têm recebido pessoas, em obedecimento à recomendação de quarentena e isolamento social. Por isso, Archimedes Neto, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, resolveu colocar nomes de fiéis colados nos bancos da igreja.
Neto criou adesivos de 480 fiéis e colou plaquinhas com os nomes nos assentos. Apenas três pessoas o acompanham nas missas, para ajudar nas leituras e cânticos. Um fiel fica responsável pelas filmagens, realizadas com câmera de celular.
“Conheço meus fiéis e sei onde todos sentam”, disse Neto ao G1 Bahia. “Preciso celebrar com meus fiéis não fisicamente, mas espiritualmente”, completou.
Como a cidade é pequena, Neto tem todos os fiéis registrados em aplicativo de mensagens e tem conseguido ajudá-los durante a quarentena. “Penso muito na saúde. Estou todos os dias enviando mensagens, textos bíblicos”, disse.