metropoles.com

Padilha sobre reunião do Copom: “Todas as condições para queda de juros”

Copom se reúne na terça e na quarta para definir a taxa de juros. Expectativa do governo é que comitê reduza a Selic

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida do ministro Alexandre Padilha - metrópoles
1 de 1 imagem colorida do ministro Alexandre Padilha - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (1º/8) que o governo federal construiu “todas as condições para que o Brasil inicie uma trajetória decrescente da taxa de juros”. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou a primeira reunião do segundo semestre nesta terça (1º), com encerramento previsto para a quarta (2).

O mercado espera que o colegiado reduza a taxa básica de juros, a Selic. A dúvida, no entanto, é se o índice cairá 0,25 ou 0,5 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano.

“Nossa expectativa é com a reunião do Copom. Queria reafirmar que o governo e o Congresso Nacional construíram todas as condições necessárias para que o Brasil inicie uma trajetória decrescente de juros. Agradecemos também ao presidente do Senado por conta disso”, declarou Padilha, após encontro com o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A reunião ocorreu na residência oficial de Pacheco, em Brasília, e contou com a participação dos líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

“A postura do Senado no primeiro semestre, da Câmara, a equipe da Fazenda liderada pelo ministro Fernando Haddad, construíram o cenário para a queda de juros. É uma expectativa que nós temos”, afirmou o ministro.

Segundo o Relatório Focus, do BC, o mercado financeiro projeta a Selic a 12% ao ano no fim de 2023. Para 2024, a projeção foi reduzida de 9,5% para 9,25%.

A reunião desta terça é a primeira que conta com indicados do governo Lula. Após aprovação em sabatina no Senado, tomaram posse no último dia 12 de julho os diretores Ailton de Aquino e Gabriel Galípolo. Até junho, Galípolo foi secretário-executivo no Ministério da Fazenda, atuando como o “número 2” do ministro Fernando Haddad.

Nova reunião do Copom

O Copom é composto pelo presidente do Banco Central, atualmente Roberto Campos Neto, e os demais diretores da autoridade monetária.

A expectativa geral, por ora, é que o Copom reduza a taxa Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) na reunião de agosto. Se confirmado, a diminuição seria a primeira desde junho de 2019.

Entretanto, tanto um corte acima do esperado (de 0,50 p.p., por exemplo) quanto uma manutenção da taxa não estão descartados.

O governo vem pressionando desde o começo do ano para que o BC inicie um ciclo de cortes na taxa de juros, argumentando que houve queda na inflação deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?